Dicas

Como funciona o seguro fiança para alugar um imóvel

10 de junho de 2022
seguro fiança como funciona

Introdução

Na hora de alugar um imóvel é preciso se certificar de algumas questões e sempre tem um bom contrato, porém só isso não basta, é preciso ter um seguro fiança.

Você sabe o que é e como funciona esse seguro?

Então acompanhe a seguir a importância de ter um seguro fiança na hora de assinar o contrato de aluguel do seu novo lar.

Boa leitura.

seguro fiança o que é

O que é e como funciona o seguro fiança?

O seguro fiança é uma forma de conferir ao dono de um imóvel uma segurança financeira quando ele faz um contrato com o locador, e funciona exatamente como uma forma de substituir outras garantias.

O tradicional caução ou uso de um fiador, pode ser substituído por esse seguro e para o locador traz a mesma segurança, e para você que vai alugar, também tem várias vantagens.

Funciona exatamente como outros tipos de seguros, mas nesse caso o beneficiário é o proprietário do imóvel e quem paga a mensalidade é o locatário, e tudo isso pode ser estipulado em contrato com a intermediação de uma boa imobiliária.

Quais as diferenças entre o seguro fiança e o fiador

O seguro fiança funciona de forma bem parecida com o seguro de vida, ou de veículo, ou seja, é um valor de mensalidade que pode variar dependendo da cobertura, mas no caso o segurado é o proprietário, então enquanto você estiver com o pagamento em dia a cobertura estará vigente.

Já o fiador é alguém que serve como garantidor de que o locatário vai honrar o contrato de aluguel, então, se atrasar ou deixar de pagar alguma das mensalidades, o fiador será o responsável por ressarcir o locatário.

Normalmente é mais fácil conseguir um seguro do que um fiador, pois costuma ter menos restrições, enquanto o fiador depende de uma grande relação de confiança entre as partes.

Para quem o seguro fiança é indicado?

O seguro fiança funciona tanto para aluguel de imóveis residenciais quanto para os comerciais e é um dos serviços mais eficientes para proteger o locador, ao mesmo tempo facilita também para o locatário.

Trocando em miúdos, esse seguro é fundamental para você que precisa alugar um imóvel seja para morar ou para seu comércio, não precisa se descapitalizar com um caução e nem se indispor com amigos e familiares em busca de um fiador.

A única questão é a cobertura do seguro fiança que vai depender de cada seguradora e das particularidades da sua apólice, por isso tenha ao seu lado uma boa imobiliária na hora de fazer essa escolha.

Qual é a cobertura do seguro?

Existem várias apólices dos seguros fianças e cada uma delas vai oferecer níveis de cobertura, mas claro, com valores de mensalidades diferentes também.

Geralmente, a cobertura básica leva em consideração o valor do aluguel e o tempo de contrato para calcular a mensalidade, entendendo que o valor final será uma forma de ressarcir o locador quanto a danos à propriedade e eventuais inadimplências.

Para o locatário, tem outros seguros fianças com coberturas mais amplas, que oferecem serviços de chaveiros, pequenos reparos, obras, dedetização, entre outros.

Para qual perfil de imóvel pode ser utilizado o seguro fiança?

O seguro fiança funciona para imóveis que serão usados como moradia e também para locação de pontos comerciais, com algumas particularidades no contrato de cada um deles.

Em algumas situações este serviço não é aplicado, como nos casos de donos de espaços que serão alugados para estacionamentos, hotéis dentre outros estabelecimentos do segmento.

Para os demais tipos de imóveis e usos, o seguro fiança pode ser sim aplicado, e se couber no orçamento, pode ser uma boa opção, porém, se atente aos requisitos para aprovação.

Qual é a renda exigida para a aprovação do aluguel por meio do seguro fiança?

Novamente varia de seguradora para seguradora, mas acompanhando a maioria dos contratos, geralmente a renda média exigida é entre 3 a 4 vezes o valor do aluguel.

Essa renda pode vir da soma de até 3 residentes do imóvel, mas novamente, cada seguradora pode ter um pré-requisito diferente.

seguro fiança garantia

Quais são as vantagens do seguro fiança para o inquilino?

Sem dúvidas, não ter a necessidade de desembolsar um caução no ato do aluguel e nem ter que se indispor buscando um fiador, é uma das maiores vantagens que o inquilino pode ter contratando um seguro fiança.

Além disso, as apólices mais completas podem trazer benefícios para pequenos reparos e outras necessidades que uma moradia precisa, como limpeza de caixa d’água e dedetizações periódicas.

No entanto, vale ressaltar que essa escolha vai depender do seu orçamento familiar, então saiba suas prioridades.

Quais são as vantagens para o proprietário?

Para o proprietário é uma maneira de ter tranquilidade, pois saberá que não precisará lidar com inadimplência e após o contrato terá subsídios para fazer os devidos reparos no imóvel.

E para a imobiliária, quais são as vantagens?

Para imobiliária, geralmente o momento do contrato é o mais decisivo, pois o cliente já amou o imóvel, o locador está doido para alugar e aí, na hora da assinatura, falta fiador ou locatário não tem o suficiente para o caução.

Para resolver isso, o seguro fiança é uma das melhores soluções, pois dependendo da seguradora, as barreiras de adesão não são muitas e o desenrolar do contrato é bem mais agilizado.

seguro fiança como funciona vantagens

Além do seguro fiança, que outra modalidade pode ser utilizada como garantia do aluguel?

Conforme já falamos, tem o bom e velho caução que funciona como garantia, ou o uso de um fiador.

É possível buscar linha de créditos com bancos para arcar com o caução, ou tentar um contrato direto com o proprietário oferecendo outras garantias, porém é uma forma mais arriscada para todas as partes.

Contratos mês a mês também são uma opção, mas novamente, são bem mais desvantajosas.

Esse artigo ajudou você a entender melhor como funciona o seguro fiança? Acesse nosso site para ver imóveis de alto padrão em SP e converse com nossos corretores!

Conclusão

Enfim, agora você sabe como funciona o seguro fiança e pode buscar um contrato de aluguel mais seguro e vantajoso para ambas as partes envolvidas. O próximo passo é escolher um bom imóvel, numa ótima localização para alugar, e nesse ponto, a solução é a SH Prime, como uma lista incrível de opções e corretores especializados.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply