Dicas

Comprar ou alugar um imóvel: o que vale mais a pena?

26 de abril de 2022
comprar ou alugar

Introdução

A decisão entre comprar ou alugar um imóvel é algo que atinge muita gente e causa dúvidas complicadas, afinal, crescemos com a ideia do “sonho da casa própria” sendo repetida constantemente.

Mas essa escolha precisa levar em conta muitos fatores, e dependendo do caso de cada um, o aluguel será mais rentável, enquanto para outros a oportunidade de compra se mostra irresistível.

Por isso, resolvemos levantar algumas questões que você deve considerar antes de tomar essa decisão que impacta não só você mas sua família, então listamos as vantagens de cada uma e também como ter sucesso em ambas as empreitadas.

Boa leitura.

Comprar ou alugar imóvel: quais são as vantagens do aluguel?

Primeiro vamos falar sobre o aluguel, que é onde a maioria das pessoas inicia, geralmente ainda jovens, portanto as dicas podem ser bastante valiosas, principalmente para aquisição do primeiro imóvel.

É importante ressaltar que algumas coisas como os valores e tamanhos dos imóveis vão variar muito de cada região, por isso aqui será feita uma análise considerando uma média razoável.

Por isso, não deixe de fazer a sua pesquisa, considerando os cálculos que vamos apresentar para chegar nas opções que mais se adequam a sua realidade atual.

Alugar imóvel: quando vale a pena?

A geração mais antiga vai dizer que alugar sempre é ruim, independente da circunstância, ainda mais por virem de um contexto de grande instabilidade econômica onde investir num terreno ou imóvel pronto era a única forma de ver o dinheiro valorizar.

Atualmente sabemos que há outros jeitos de investir que podem ser bastante rentáveis, e portanto, dependendo da situação e do planejamento financeiro de cada um, o aluguel pode se encaixar muito bem no orçamento.

Mas para isso, é preciso conhecer muito bem os números e não agir só pela emoção de ter onde morar.

Encarando os números: alugar um imóvel é sinônimo de perder dinheiro?

Não necessariamente, mas quando isso é feito sem o mínimo de planejamento financeiro, as chances são de que você estará desperdiçando sim seu suado dinheirinho.

Porém existem inúmeras circunstâncias em que alugar pode ser viável, principalmente se for em caráter temporário, pensando num próximo passo no futuro.

Alugar para comprar à vista no futuro é a melhor opção?

Novamente teremos que bater na tecla do planejamento financeiro, e não tem jeito, a opção entre comprar ou alugar deve sempre ser pautada na sua situação atual.

Muitas vezes na ânsia de ter um imóvel para chamar de seu, as pessoas acabam fazendo financiamentos longos, para pagar em décadas, com uma taxa de juros absurda.

Sem falar que muitas vezes é um imóvel pequeno e padronizado, que dependendo do tamanho da família ou planos futuros, pode se tornar inadequado rapidamente.

Por isso que essa palavra “juros” é algo que tem que ser levado em conta, pois dependendo do caso, a mensalidade de um financiamento fica maior que a de um aluguel e acaba pesando demais no orçamento.

Nessas situações, a opções de viver de aluguel, pagando um valor que seja confortável para o seu orçamento, permitirá que você guarde dinheiro e se possível aplique em renda fixa ou outros ativos, a fim de valorizar seu capital e num futuro até fazer a compra a vista do imóvel dos sonhos.

comprar ou alugar vantagens

Quais são as vantagens de comprar um imóvel?

Talvez a maior vantagem seja de fato possuir um imóvel que seja seu e represente um patrimônio a ser deixado aos seus entes queridos, porém nem sempre é tão simples assim.

Imóveis podem ter um valor muito alto para a maioria das pessoas, então, é comum que recorram a linha de créditos para fazer essa aquisição, e isso tem que ser feito com muita cautela.

Faça os cálculos, entenda as taxas de juros e consulte as várias opções do mercado para fazer uma escolha que caiba no seu orçamento.

comprar ou alugar financiamento

Consórcio ou financiamento?

Essa dúvida cruel, tem que ser sempre pautada na razão, e novamente, nos cálculos.

Ambas possuem vantagens e desvantagens, e a escolha vai depender mais dos seus objetivos e se são de curto, longo ou médio prazo.

Financiamento: quando é mais vantajoso?

O financiamento tende a ser uma solução mais de curto prazo, para quem não vê a hora de ter um lar para chamar de seu, porém, as mensalidades tendem a ser maiores, com mais taxas e juros envolvidos.

Existe também a opção de comprar financiado na planta, o que de fato amortiza um pouco o valor das parcelas, mas também gera uma espera, pois tem que aguardar a construção do empreendimento.

Nesse caso, coloque nos seus cálculos a possibilidade de ter que pagar o seu aluguel e sua mensalidade até que a obra seja concluída.

Consórcio de imóveis vale a pena?

Essa opção é boa para quem pode esperar, e costuma ser bastante usada por quem ainda mora com os pais mas começou a se planejar para sair.

Em geral os consórcios de imóveis têm parcelas mais em conta, porém dependem da contemplação que é feita por sorteio.

Você pode dar a sorte de ser contemplado rapidamente, ou tardiamente, contudo, existe a opção de oferecer lances que aceleram as suas chances.

Então, se há no seu orçamento a possibilidade de aguardar a contemplação, a opção do consórcio pode funcionar.

Afinal: comprar ou alugar?

Depois de tudo isso que levantamos, a resposta é uma só: faça o que cabe no seu orçamento.

É difícil dizer qual de fato é melhor, sem levar em consideração a realidade de cada indivíduo e principalmente de cada família.

Às vezes, ter um imóvel seu, financeiro, independentemente de juros, pode te proporcionar uma sensação maior de realização. 

Por outro lado, há quem viva de aluguel a vida toda e está financeiramente satisfeito, então não é um problema.

O que podemos dizer é que para ambas as decisões, busque imóveis com quem tenha experiência no assunto.

comprar ou alugar o que avaliar

Para comprar ou alugar um imóvel, o que se deve avaliar?

Seja para comprar ou alugar um imóvel, é importante que você avalie o máximo de fatores que vão impactar diretamente no seu financeiro.

No caso de compra, entenda como poderá ser a valorização do imóvel, pensando na região em que ele se encontra, veja se há opções semelhantes que custam menos, e faça comparativos para entender o porquê de cada valor.

Em caso de financiamento, consulte as taxas de juros de várias instituições financeiras para conseguir as melhores condições.

Quanto ao aluguel, busque sempre imóveis que ofereçam um preço justo e faça todas as vistorias antes de entrar para não ter arcar com problemas que não foi você quem causou.

Procure também garantias em contrato, para que possa ter autonomia e sempre opte pela intermediação de uma imobiliária, pois isso vai te livrar de muita dor de cabeça, acredite.

Se você está procurando apartamento, vale a pena dar uma olhadinha no nosso site, temos os melhores imóveis nos melhores bairros da capital paulista!

Conclusão

Entre comprar ou alugar, a melhor opção é viver bem, por isso, leve em conta todas as dicas que demos aqui e faça os cálculos para entender as suas possibilidades.

Busque sempre o auxílio de um corretor ou uma imobiliária com experiência no mercado, como a SH Prime, assim você aprofunda e tira muitas outras dúvidas antes de decidir.

E quem sabe o imóvel dos seus sonhos já não está te esperando, fale com a gente e veja como podemos te ajudar, seja com a compra ou locação de imóveis.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply