Bairros

Como escolher um bairro para morar: Principais dicas aqui!

14 de abril de 2022
como escolher um bairro para morar

Se mudar para uma casa ou apartamento novo nem sempre é uma tarefa fácil, pois envolve várias decisões, uma delas, a escolha por um bairro novo para morar.

Muitos aspectos são levados em consideração, como infraestrutura, acessibilidade, opções de escola, lazer, e por aí vai, então não é algo que se faça da noite para o dia.

Com o mercado imobiliário atual, também é importante escolher um bom bairro, pensando na valorização do imóvel, e nesse sentido acabam entrando outras variáveis no pacote que vão influenciar sua escolha.

Portanto, para te ajudar a fazer uma compra ou locação de imóvel num bairro que realmente vai te agradar, separamos essas ótimas dicas para atestar a qualidade de  uma região.

Boa leitura.

Como saber se um bairro é bom? Siga as dicas  

Um bairro bom é um bairro completo, que ofereça qualidade de vida, bem estar, lazer, mobilidade etc, de preferência com o melhor preço, não é mesmo?

Bom, isso não é tão fácil de se conseguir, talvez até impossível, mas seguindo as dicas de quem entende do mercado imobiliário como nós, você chegará bem perto de conseguir morar num ótimo bairro.

como escolher um bairro para morar lista

1. Coloque no papel o que você imagina como melhor bairro para morar

Considerando aquelas características que já elencamos, o ideal é que você faça uma lista por ordem de prioridade, do que deva ter no bairro dos seus sonhos.

Isso vai ajudar a eliminar algumas localidades e colocar outras em destaque, ou seja, cria-se um grande filtro onde você poderá visualizar as principais opções e fazer comparativos de ponto a ponto.

Por exemplo, bairros X e Y tem ótimas infraestruturas, porém, no bairro Y é onde está a escola que sempre quis para os meus filhos. 

Seguindo essa premissa, você poderá ir fazendo uma eliminação para elencar o melhor bairro para suas necessidades.

2. Os atrativos dos bairros autossuficientes

 Caso você não os conheça, os bairros autossuficientes vem com a ideia de proporcionar tudo que você e sua família precisam num único lugar.

Dessa forma, a ideia é que trabalho, escola, hospitais e outros serviços estejam todos próximos da sua residência, inclusive podendo ir a pé a cada um deles com total segurança.

É uma tendência relativamente recente, que também pode ser chamada de bairros planejados, e têm sido feitas para serem os novos empreendimentos do futuro, visando essa comodidade.

Esse tipo de bairro pode ser uma opção interessante para você considerar.

3. Confira a infraestrutura do local

Muitas vezes quando olhamos o anúncio de um imóvel, na descrição vem lá: ótima localização, bairro com boa infraestrutura. No entanto, na prática pode não ser bem assim.

Por isso é importante conferir na prática se o local realmente tem tudo que está descrito no anúncio, então faça visitas ao bairro, se possível converse com moradores locais para entender um pouco mais como é por ali

Fale com corretor que seja especializado em bairro, pois este saberá passar informações mais atualizadas e acuradas, aqui na SH Prime, nosso time está repleto de especialistas nos principais bairros paulistanos por exemplo.

4. Fique atento à segurança

Seguindo a linha da dica acima, é fundamental conferir se o bairro oferece segurança aos seus moradores, e para isso, a dica se conecta com a nossa próxima, que é falar com os vizinhos.

Você também pode buscar na internet notícias relacionadas ao local para entender um pouco mais da situação.

5. Converse com os vizinhos

Pode variar de bairro a bairro, mas em geral, as pessoas costumam ser bastante receptivas, principalmente os moradores mais antigos, e esses podem te informar bem sobre como é viver em determinada região.

Em condomínios, costuma ser mais fácil encontrar alguém nas áreas comuns para abordar, mas em bairros de casas talvez não seja tão viável sair batendo na porta dos outros.

A solução para isso é ir nos estabelecimentos do bairro, como padarias, bares e até bancas de jornal, onde provavelmente conseguirá bater um papo com alguém disposto a ajudar.

6. Avalie sua rotina e estilo de vida

Se você é um adepto da vida noturna talvez não vai se dar bem num bairro muito tranquilo e vice-versa, por isso é importante levar em conta a sua personalidade na hora da escolha.

Quem tem perfil mais caseiro pode se dar bem num local mais afastado do centro, enquanto quem tem vida atarefada, cheia de compromissos, pode se dar melhor em regiões com mais opções de comércio e lazer.

7. Planeje seu trajeto diário

O mundo ideal seria poder morar perto do trabalho e outros afazeres, mas nem sempre isso é possível, por isso, tenha em mente como será seu trajeto no dia a dia.

Um bairro mais distante, porém com boas vias de acesso, pode ser mais eficiente do que um local perto, mas que te faz encarar um trânsito lento.

Pondere essas situações e se possível faça cálculos levando em conta também escola dos filhos (caso tenha) e outras tarefas de rotina, como idas ao supermercado, igrejas e afins.

como escolher um bairro para morar visite

8. Visite o local em diferentes horários e dias

Durante o dia todo lugar parece bem mais seguro, por isso vale variar os dias e os horários das suas visitas de reconhecimento para entender como o bairro se comporta em diferentes situações.

9. Cheque as redes de internet

Isso é algo que pouca gente acaba fazendo, pois como a internet passou a ser um bem de consumo tão vital quanto energia elétrica, a gente assume que todo lugar oferece conexão de qualidade, mas na prática não é bem assim.

Algumas das principais operadoras têm limitações quanto ao alcance de suas redes, o que pode fazer com que você perca seu plano atual caso mude para um área que não tenha cobertura do serviço.

Nesse caso, verifique na operadora de sua preferência se o serviço atende o bairro que você deseja se mudar, pois isso pode influenciar, e muito, na sua escolha.

10. Verifique se há espaço para lazer ao ar livre

Mesmo o mais caseiro vai precisar respirar ar puro de vez em quando, então confira se a região de destino possui esses espaços para um lazer ao ar livre.

Parques, praças, ciclovias e afins, tudo isso poderá trazer a você e sua família muita qualidade de vida, então é um item que não pode ficar de fora da lista de considerações.

11. Estude o potencial de crescimento da área

Reiterando o que já dissemos, a localização é responsável por 25% da valorização de um imóvel, portanto sempre é um bom negócio adquirir em bairros com bom potencial de crescimento.

Essa valorização é ótima para o imóvel, mas também confere à região uma melhora na infraestrutura e mais opções de lazer e cultura para aproveitar.

como escolher um bairro para morar corretor

12. Conte com um bom corretor de imóveis

Separamos essas dicas para te ajudar a entender exatamente o que você quer ao escolher um bairro para morar, porque na hora de encontrar o imóvel dos sonhos na região, você não precisa fazer isso sozinho.

Contar com um bom corretor de imóveis vai encurtar bastante a sua busca por um lar no bairro ideal, principalmente se for alguém que entenda do assunto.

Por isso que aqui na SH Prime, temos no time de corretores profissionais especializados por bairros, para poder oferecer aos nossos clientes informações precisas de cada um dos bairros que ele tenha interesse, contribuindo assim para uma decisão bem mais segura.

Agora que você já sabe como escolher o melhor bairro para morar, acesse nosso site e encontre o melhor imóvel nos melhores bairros da capital paulista!

Conclusão

No fim das contas, escolher um bairro para morar será uma decisão particular sua e de sua família, o que significa que talvez para você, alguns atributos que nem foram citados serão mais relevantes do que outros.

Nossas dicas levantam pontos importantes no geral para quem quer viver bem, com qualidade de vida e infraestrutura, porém, para uma escolha mais personalizada, a melhor opção é falar com um de nossos corretores, que saberão identificar e compreender suas necessidades para encontrar o lar dos sonhos no bairro mais adequado. 

Saiba mais como a SH Prime pode te ajudar.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply