Dicas

Tipos de apartamentos: quais são os melhores?

14 de junho de 2022
tipos de apartamento

Com a ascensão e modernização do mercado imobiliário, é natural que surjam novos tipos de apartamentos. 

Hoje existe um leque muito mais abrangente de imóveis no mercado, e cada vez é mais possível encontrar um que se adeque perfeitamente àquilo que você está buscando.

São tamanhos e estilos diversos de apartamento, com características únicas que determinam a escolha final do comprador de acordo com as suas necessidades.

Essas inovações têm se expandido com a alta concorrência, levando as construtoras a se dedicarem à criação de um imóvel que atenda as expectativas de mais do que um público alvo, se adaptando também à crescente diminuição de espaço para construções em grandes cidades, o que tem aumentado o surgimento de pequenos apartamentos.

É preciso fazer uma pesquisa sobre os tipos de apartamento antes de escolher aquele em que você vai viver. Para isso, você deve avaliar muitas coisas, como praticidade, segurança, localização, funcionalidade, tamanho e conforto.

Quais são os tipos de apartamento?

Existem muitos tipos de apartamentos e mesmo assim, algumas construtoras conseguem agregar alguma novidade que distinguem ainda mais o imóvel, como as sacadas gourmet que viraram moda há um tempo atrás. 

Porém, alguns tipos de apartamentos são bem mais consolidados e procurados pelas pessoas que buscam um lugar para chamar de lar e que atenda as necessidades de uma pessoa ou de uma família.

Dessa forma, para ajudar a direcionar a sua escolha, listamos os principais modelos de apartamento e o que eles podem oferecer no quesito de estrutura e acomodação, confira:

Apartamento padrão

O apartamento padrão é o modelo tradicional entre os tipos de apartamento, aquele mais familiar ao nosso costume, com divisões entre os cômodos bem definidas desde a planta.

Os cômodos como a sala de estar, a cozinha, quartos, sala de jantar e banheiros
são bem delimitados de forma equilibrada, com a descrição especificando também quantos quartos são suítes e quantas vagas o morador tem na garagem.

Geralmente um apartamento padrão é caracterizado principalmente pela quantidade de quartos, então quando vemos um anúncio que diz “apartamento com dois quartos” ou “apartamento com três suítes”, estamos falando de um apartamento padrão.

apartamento padrão

Esse é o tipo de apartamento mais comum, e também o mais buscado por quem procura um imóvel para comprar.

Essa preferência se dá muito por costume e familiaridade, mas também pelos apartamentos padrões serem ideais para famílias, ou seja, mesmo para quem mora sozinho hoje pode ser uma vantagem, caso pretenda aumentar a família em algum momento, além de ser um bom investimento como imóvel, já que é o tipo de apartamento mais procurado no mercado imobiliário.

Os possíveis compradores estão mais acostumados com apartamentos padrões, e por isso essa é a escolha mais óbvia, e pode de fato ser uma escolha positiva. 

Mas se esse for o seu caso, abra a sua mente para também conhecer outros tipos de apartamentos.

Vale sempre a pena dar oportunidade para conhecer outros tipos de apartamentos que podem vir a ser ainda melhores opções para aquilo que você deseja.

Kitnet

As quitinetes (ou kitnets) são apartamentos compactos, com uma metragem reduzida, projetadas para uma pessoa viver sozinha, na maioria dos casos. 

Por ter a proporção pequena, os seus cômodos também são pequenos, já que a ideia é a economia de espaço. A quitinete pode ser o que é chamado popularmente de “quarto e sala”.

A sala da quitinete geralmente é ligada a cozinha e a um banheiro compacto, por isso ela tem dois cômodos de modo geral, devido a ligação entre sala e cozinha. 

Todos esses cômodos são embutidos em uma área útil reduzida, sem que existam as divisões de um apartamento padrão.

A metragem de uma quitinete não ultrapassa os 40 metros quadrados, e por isso é a moradia ideal para uma pessoa sozinha, ou mesmo para casais sem muitas coisas e que não planejam aumentar a família tão cedo.

Flats

Os flats são opções de apartamentos comuns para pessoas práticas que têm uma vida corrida. 

São apartamentos comuns, ou seja, possuem delimitações entre os cômodos e um padrão predial, mas contam com serviços personalizados de atendimento, como em um hotel. 

Quem vive em um flat tem serviço de quarto, como camareira, e muitas vezes dispõe de café da manhã local incluído na locação. 

É uma excelente opção para quem mora sozinho e tem pouco tempo. Essa escolha tem ganhado força no Brasil, sendo muito comum entre os famosos, por exemplo.

Coberturas

As coberturas habitam o imaginário de muitas pessoas que consomem essa ideia com a elegância apresentada pela mídia. 

apartamento tipo cobertura

Por exemplo, quem nunca assistiu Uma Linda Mulher e sonhou com a cobertura alugada em um quarto de hotel em Los Angeles.

As coberturas, em se tratando de imóveis, nada mais são do que apartamentos que ficam no último andar de um edifício. 

Por conta disso, costumam contar com alguns privilégios, o que traz a diferenciação dos demais apartamentos do prédio.

A área total de uma cobertura é maior do que a dos apartamentos comuns no mesmo prédio e comumente elas possuem uma área de lazer, com piscina e churrasqueira.

Lofts

Os lofts, comuns nos Estados Unidos, começaram a se popularizar no Brasil a partir dos anos 70, e vem mantendo um crescimento constante no mercado imobiliário.

Um loft tem algumas características semelhantes a de um galpão, já que foi essa a sua origem, com o objetivo de economizar em muitos moradores norte-americanos. 

apartamento loft

Eles se originavam de ambientes industriais que geralmente eram reformados para se tornar moradia.

Com isso, um loft, mesmo os de agora, projetados para serem exatamente um loft, tem como característica a falta de ambientes privados. Não existem divisões visíveis entre os cômodos, exceto, é claro, nos banheiros.

É um apartamento moderno, que tem essa semelhança com a quitinete, mas que pode ser grande e ter mais ambientes, todos amplos e bem arejados, comumente com janelas grandes.

É uma ótima opção para moradores jovens, alternativos, solteiros ou para um casal sem filhos.

Studio

O studio é um tipo de apartamento que pode ser semelhante às quitinetes, tendo também pequena proporção, mas geralmente com divisões entre os poucos cômodos. 

É isso que o diferencia também dos lofts, além do tamanho. 

Os studios são apartamentos modernos, ideais para estudantes, solteiros e casais minimalistas e sem filhos, que não demandam tanto espaço.

Garden

Os apartamentos garden são imóveis que unem o melhor de um apartamento e de uma casa em si. 

Eles geralmente possuem jardins, quintais e até mesmo piscinas, sendo portanto mais caro do que um apartamento comum.

Apesar disso, esse tipo de apartamento é geralmente mais barato que uma cobertura ou do que alguns duplex ou triplex, dependendo da localização e metragem.

Duplex

O duplex é um tipo de apartamento amplo, maior do que os apartamentos padrão, e tem como característica principal possuir dois andares. 

Muitos modelos de luxo contam com elevador privativo, mas existem também apartamentos duplex mais parecidos com apartamentos padrão, com a vantagem de maior espaço e mais cômodos, devido ao segundo andar.

Pelo espaço avantajado, os quartos costumam ser suítes ou em maior quantidade, se tornando o imóvel ideal para uma família mais numerosa. 

Triplex

O triplex é um imóvel de luxo, talvez o mais luxuoso entre todos os tipos de apartamentos, e por isso é um investimento de alto padrão, escolhido por pessoas de maiores posses.

O triplex possui um ambiente espaçoso, com vários cômodos distribuídos confortavelmente em três andares, sendo o terceiro geralmente uma cobertura com área de lazer e vista. 

Essa é a opção para quem busca luxo, espaço e conforto, especialmente se desejar acomodar bem uma família grande.

Quais as diferenças entre cada um deles?

Sem dúvidas, as principais diferenças desses tipos de apartamentos que citamos estão no tamanho dos imóveis e nas disposições dos cômodos, o que também vai influenciar diretamente no seu preço e também nas possibilidades para fazer decorações.

diferença entre tipos de apartamento

Um loft ou uma quitinete, são apartamentos menores, ideal para solteiros, enquanto para casais com filhos um apartamento padrão seria uma opção mais adequada para acomodar a todos confortavelmente.

Para você que prefere espaços mais abertos e tem os apartamentos Garden ou as coberturas são opções mais atrativas, porém será necessário desembolsar uma maior quantia a depender da localização do imóvel.

Uma boa imobiliária pode te ajudar a encontrar uma opção de apartamento que caiba no seu orçamento e também esteja de acordo com as demandas da sua família.

Qual o menor tipo de apartamento?

O menor tipo de apartamento é a quitinete ou o estúdio, tendo como diferenciação apenas as divisórias entre os seus ambientes, mas tendo áreas úteis parecidas. 

Quando um ambiente é aberto, sem divisórias, ele traz a ilusão de ser maior do que um ambiente dividido, mas esses dois tipos de apartamentos são pequenos.

Ideais para solteiros e para quem não quer desperdiçar espaço inutilmente e ter mais cômodos para limpar e manter.

O que é apartamento Tipo C?

Um apartamento tipo C é o que contém geralmente três cômodos que constituem uma área útil composta por sala, cozinha, quarto, área de serviço e banheiro.

Sendo assim, o quarto e a sala são integrados à cozinha, e em alguns modelos de apartamentos não existem divisões entre esses ambientes, exceto o banheiro. 

Funciona como uma junção do conceito de apartamento padrão com o loft.

O que avaliar para escolher o ideal?

Quando você já tem bem mapeado quais são as necessidades da sua família e também como estão as finanças, é mais fácil identificar qual desses tipos de apartamento será o mais indicado para você chamar de lar.

Então é preciso considerar alguns pontos, como quantas pessoas vão viver ativamente no imóvel, qual a prioridade que você busca, por exemplo, preço acessível é mais importante que um local espaçoso.

Esses itens vão dar uma boa ideia de qual tipo de apartamento será funcional e confortável para se viver.Além disso, a questão financeira pode ser o que vai realmente definir a sua escolha, por isso é importante se planejar bem, pois em muitos casos pode ser mais vantajoso alugar um imóvel até que consiga ajustar as finanças para finalmente comprar o apartamento dos sonhos.

Acesse nosso site e confira os melhores imóveis para venda e locação!

Conclusão

O mercado imobiliário tem se expandido para atender a necessidade de diversos públicos de forma cada vez mais personalizada.

Com isso, hoje estão disponíveis vários tipos de apartamentos para a sua busca, e cada um tem vantagens únicas que podem ser ideais para aquilo que você está buscando.

Avalie as suas necessidades, conheça as características de cada tipo de apartamento, visite os imóveis e saiba qual deles é o mais adequado para você.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply