Mercado Imobiliário

Termos Técnicos do Mercado Imobiliário: o que você precisa saber!

26 de agosto de 2023

Quando temos interesse em comprar um imóvel é normal que exista toda uma pesquisa antes da decisão final. Porém, durante essa pesquisa, é possível que você se depare com alguns termos técnicos do mercado imobiliário. 

Dessa forma, vários deles podem parecer que saíram direto de um manual de instruções, ou então de uma empresa de advocacia. Mas, não se desespere, eles não são os termos mais difíceis de compreender. 

Neste artigo, exploraremos cinco termos técnicos do mercado imobiliário que são essenciais para a sua pesquisa durante a decisão de compra de um imóvel. Aproveite!

1. Avaliação de Propriedade

Esse é um dos mais usados termos técnicos do mercado imobiliário porque é por meio desta avaliação que se faz possível o levantamento de preço e de valor de uma propriedade. 

Quando mais valorizada a propriedade é, maior o seu preço no mercado.

Por conseguinte, a avaliação de propriedade é um termo fundamental que se refere à determinação do valor monetário de um imóvel. 

Esse processo leva em consideração fatores como tamanho, localização, condição física, características específicas e comparativos de mercado. 

Dessa forma, uma avaliação precisa é crucial tanto para compradores quanto para vendedores, pois influencia diretamente a tomada de decisões sobre preços e negociações.

É necessário salientar que uma avaliação de propriedade possui normas específicas e que não é realizado sob a parcialidade do avaliador. 

Após a avaliação ser concluída, o responsável emitirá um laudo com todos os pontos importantes sobre a decisão. 

2. Taxa de Capitalização (Cap Rate)

A taxa de capitalização é uma métrica usada principalmente por investidores para avaliar o potencial de retorno de um investimento imobiliário. 

Sendo assim, para aqueles que desejam adquirir um imóvel, esse é um importante item dentro dos termos técnicos do mercado imobiliário.

Visto que essa taxa é calculada dividindo a renda operacional líquida pela valorização da propriedade, ela ajuda a determinar a atratividade de um imóvel como investimento com base no rendimento gerado em relação ao valor total do investimento.

Mesmo que você não queira investir, mas sim encontrar o seu lar, saber o cálculo da taxa de capitalização é necessário para que você saiba o quanto seu imóvel poderá valorizar após a compra dele. 

A Cap Rate é essencial para que você compreenda o real valor do retorno sobre o seu investimento em uma propriedade. 

Um gráfico com termos técnicos e taxas na tela de um computador

3. Amortização e Depreciação

Amortização e depreciação são termos técnicos do mercado imobiliário que se referem ao valor de um imóvel ao longo do tempo.  

Segundo as normas legais, a amortização diz respeito à redução gradual do saldo de um empréstimo por meio de pagamentos regulares. Em outras palavras, é a perda de valor do imóvel ao longo do tempo.

Para um imóvel valer a pena, a sua taxa de capitalização precisa ser maior do que a sua taxa de amortização. 

Já a depreciação se refere à diminuição do valor de um imóvel devido a fatores como desgaste, obsolescência e condições econômicas. 

Por isso, a depreciação se inicia a partir do momento em que o imóvel é colocado em uso, mas não cessa quando após esse início ele fica em algum estado de desuso, exceto se já estiver completamente depreciado.

Desta forma, saber esses dois indicadores é fundamental para quem deseja comprar uma propriedade e garantir que ela vale a pena.   

4. Oferta e Demanda

Esses termos técnicos do mercado imobiliário são fundamentais para entender a dinâmica da disponibilidade de propriedades. 

Observá-los deve ser a meta de qualquer pessoa que está à procura de um imóvel para comprar.  

Por um lado, a oferta se refere à quantidade de imóveis disponíveis para venda ou locação em um determinado momento. Quanto maior a oferta, mais opções e mais preços competitivos você conseguirá encontrar.   

Por outro lado, a demanda é a procura por esses imóveis. Se você estiver com uma demanda lata sobre um determinado tipo de imóvel, os preços ficaram um pouco menos competitivos e você poderá precisar desembolsar um pouco mais. 

Desta forma, oferta e demanda precisam estar em equilíbrio e mesmo assim afetam diretamente os preços e as condições de negociação em uma determinada área ou de um determinado tipo de imóvel.

5. Zona de Uso ou Zoneamento

A zona de uso e o zoneamento se referem às regulamentações que determinam como uma propriedade pode ser utilizada em uma área específica. 

Portanto, compreender esse aspecto é mais uma habilidade importante para quem planeja desvendar os termos técnicos do mercado imobiliário. 

Os governos municipais estabelecem essas regras para controlar o desenvolvimento urbano, garantindo que atividades comerciais, residenciais e industriais estejam em conformidade com o planejamento urbano e a infraestrutura disponível.

Mais do que isso, toda cidade é dividida em regiões e impõe regras para cada uma delas. Todo imóvel precisa respeitar as condições impostas pelas leis municipais de acordo com a característica de cada região.

Segundo cada regulamentação do zoneamento, as seguintes questões serão observadas e legisladas:

  • Aspectos estéticos;
  • Tamanho do lote;
  • Fundação da edificação;
  • Taxa de ocupação permitida;
  • Tipo de edificação.

Sendo assim, essas regulamentações agem também nos valores dos imóveis. As construtoras ao desenvolverem o projeto repassaram qualquer custo que tiverem com a prefeitura para o valor de mercado da propriedade.  

Tenha uma imobiliária que conheça o mercado

Dominar esses cinco termos técnicos do mercado imobiliário é fundamental para efetuar uma boa compra de imóvel. 

Entretanto, é sempre bom ter ajuda. Nada melhor do que contar com uma assessoria imobiliária que está no mercado há mais de dez anos. 

A SH Prime Imóveis possui um departamento jurídico próprio e, por isso, está sempre por dentro dos termos mais importantes para quem deseja comprar uma propriedade.

Venha nos visitar em um de nosso escritório e confira o nosso catálogo completo de casas e apartamentos disponíveis para venda na cidade de São Paulo.  

Lembre-se de que buscar orientação de profissionais experientes, como corretores imobiliários e consultores financeiros, pode ampliar ainda mais sua compreensão e sucesso na compra de um novo imóvel.

Gostou deste texto sobre os termos técnicos do mercado imobiliário? Deixe um comentário ou uma sugestão de tema. Aproveite e leia mais artigos em nosso blog!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply