Compra Comprar corretor de imoveis Dicas Dicas Prime Investir em São Paulo Mercado Imobiliário Morar em São Paulo

Qual é a melhor opção de imóvel para comprar: pronto ou na planta?

23 de abril de 2023

Comprar um imóvel, seja ele pronto ou na planta, é uma decisão importante e envolve muitas escolhas. Você pode até pensar que nesta compra existem poucas variáveis, mas conforme for se embrenhando no processo verá que a compra de imóveis não se trata de uma simples seleção.  

Pensando em facilitar esse processo para você, este artigo traz vantagens e desvantagens sobre qual tipo de imóvel comprar.

Apartamentos prontos ou na planta existem aos montes, mas como escolher?

Cada opção tem seus próprios prós e contras, e a escolha dependerá de suas necessidades, preferências e orçamento.

Mas não se preocupe, aproveite a leitura e faça a sua melhor decisão. 

Vantagens de comprar um imóvel pronto

1. Rapidez para se mudar. 

Quando o imóvel está pronto, fica bem mais fácil se mudar para ele. Não existem prazos em relação à construção do empreendimento e nem mesmo gastos com colocação de piso ou acabamentos. Assim que estiver disponível, você e sua família já podem se mudar e aproveitar o novo lar. 

2. Visibilidade do imóvel

Em um imóvel pronto, você poderá visitá-lo e já ter uma ideia de como dispor seus móveis. Não haverá necessidade de buscar respaldo em alguma unidade decorada, que pode não ser do seu gosto ou do seu orçamento. 

3. Possibilidade de negociação: 

Optando pela compra de um imóvel pronto, você pode negociar diretamente com o proprietário, ou com a imobiliária responsável pela administração deste bem. Nesta modalidade, você conseguirá inclusive pleitear descontos e benefícios com a sua compra.

Desvantagens de comprar um imóvel pronto

1. Preço elevado 

Na maioria das vezes, o valor de imóvel pronto é maior do que os da planta. Por isso, o seu investimento de entrada será maior e os financiamentos terão parcelas mais elevadas e menos facilidades. 

Caso escolha comprar à vista, mesmo negociando, você pagará um valor mais alto quando comparado aos imóveis na planta. A razão disso se dá por conta de localização, acabamentos realizados na propriedade, possíveis melhorias estruturais realizadas pelo proprietário atual e valorização da casa ou do apartamento.  

2. Falta de personalização

Comprando um imóvel pronto, você estará recebendo exatamente aquilo que viu quando visitou. Caso não esteja disposto a investir em uma reforma para executar qualquer outro acabamento que queira, talvez esse estilo de propriedade não seja a melhor escolha.

Lembre-se que imóveis prontos são, geralmente, mais antigos e, por isso, podem pedir por uma reforma de adequação aos novos tempos. Leve isso em consideração ao ponderar o seu investimento.

3. Mudança de Documentação

Neste aspecto é importante considerar que muitas vezes imóveis prontos podem ter algum tipo de problema na documentação. 

As soluções podem ser fáceis, porém demoradas. Pense no tempo que você precisará para conseguir solucionar qualquer possível dificuldade em relação à documentação. Conte sempre com a ajuda de uma assessoria imobiliária. 

Vantagens de comprar um imóvel na planta

1. Preço mais acessível

Comprar imóveis na planta tende a ser mais barato do que comprá-los prontos. As construtoras conseguem oferecer preços mais competitivos com a intenção de conseguirem vender todas as unidades de seus empreendimentos. 

Outro fator é que, na maioria das vezes, as construtoras querem vender os imóveis antes de iniciar a construção de fato para que o valor das vendas seja usado como financiador de boa parte do desenvolvimento da obra. 

2. Personalização 

O imóvel na planta permite que você faça escolhas sobre a personalização do seu apartamento, ou da sua casa, como piso, metais, acabamentos de hidráulica, etc. 

Se você prefere contratar um arquiteto para pensar em todos os detalhes do seu lar, o apartamento na planta também se torna uma melhor opção, porque ele é uma carta em branco para o profissional.

3. Valorização futura 

Imóveis em boas localizações e em períodos de alta do mercado irão valorizar rapidamente. Essa é uma das razões pelas quais alguns investidores apostam apenas em apartamentos que estão na planta.

Imóveis demoram um pouco para obter uma grande valorização, mas quando ocorre vale muito a pena para aqueles que tiveram visão ao comprá-los. 

Desvantagens de comprar um imóvel na planta

1. Risco de atrasos na entrega 

Existe a possibilidade de atrasos na entrega do imóvel comprado na planta, por isso é tão importante saber qual é a construtora e a incorporadora. 

Ao fazer essa pesquisa, você pode saber qual é a fama da empresa e sentir-se mais ou menos seguro com a sua compra. 

2. Incerteza em relação ao resultado final

Mesmo visitando os decorados e conversando com os corretores, o seu apartamento comprado na planta pode, sim, ser entregue de um jeito diferente do esperado. Caso a sua opção seja por um imóvel na planta, esteja preparado para a possibilidade desse problema. 

Durante o desenvolvimento do empreendimento, algumas questões como acabamentos e outras finalizações correm o risco de não serem entregues da forma como você imaginou. Não é tão incomum que proprietários destes tipos de imóveis troquem muitos itens após a entrega da unidade.  

3. Perda de valor 

Neste quesito o importante é a sua escolha de localização. Assim como o seu imóvel pode valorizar muito, ele também pode desvalorizar caso a região seja arriscada ou caso alguma obra retire o valor de mercado dela. 

Não paute a sua escolha apenas na metragem ou no valor do imóvel, saiba selecionar muito bem a região de compra. Essa dica vale tanto para o apartamento pronto, quanto na planta.

Nós cuidamos da documentação do seu novo lar

Se decidir comprar seu apartamento pronto, na SH Prime Imóveis, cuidamos de todos os possíveis problemas que podem surgir na sua compra de imóvel. 

Somos uma assessoria imobiliária com mais de dez anos de mercado e sabemos quais são os possíveis percalços que ocorrem na compra, venda, ou financiamento de imóveis. 

Compre conosco e não tenha dores de cabeça em relação ao que pode acontecer no meio do caminho. Com o nosso departamento jurídico próprio, podemos te garantir um processo tranquilo. 

A única coisa que ficará nas suas mão será a escolha do imóvel e para isso conte com os nossos corretores especialistas na região de São Paulo. 

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário com a sua opinião e com sugestões para novos temas. Leia mais em nosso Blog

Até a próxima!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply