Dicas Morar em São Paulo

Principais dúvidas sobre vistoria de um imóvel

1 de junho de 2021

A vistoria de um imóvel, tanto para venda como para locação, é essencial para que os envolvidos não acabem tendo problemas com o imóvel futuramente, porém não é tão simples, a vistoria envolve diversas questões e vamos esclarecer todas elas nesta matéria para você. Acompanhe!

O que é a vistoria de um imóvel?

A vistoria é o processo que visa analisar o imóvel em cada detalhe, para que você não perceba problemas já existentes antes, após o fechamento do contrato. Durante a inspeção o proprietário tem a oportunidade de verificar as condições do imóvel, se ele está apto para ser habitado, se o tamanho corresponde ao que foi anunciado, entre outras diversas questões.

A vistoria garante que você saiba o que você está comprando ou alugando e para que a vistoria tenha validade, é preciso que seja feito um laudo, com fotos e informações do imóvel em negociação. No caso de locação, esse documento deve ser anexado ao contrato.

Como funciona a vistoria de um imóvel?

Na vistoria de um imóvel o vistoriador faz uma análise completa do imóvel para verificar em que condições ele se encontra, para a locação essa análise é ainda mais criteriosa e ela deve ser feita em dois momentos:

Entrada: ela é feita antes da entrega das chaves para verificar as condições do imóvel no início da locação, documentando todos os detalhes para que o proprietário e o inquilino tenham segurança na hora do fechamento.

Saída: tem o objetivo de verificar se o imóvel foi entregue nas condições indicadas na vistoria de entrada, essa etapa é mais para que o proprietário veja se o inquilino cuidou bem do imóvel e se é necessário que sejam feitas reparações.

Essas duas contam com um laudo, onde o vistoriador faz todas as anotações necessárias para que seja anexado junto ao contrato, esse laudo deve ser assinado pelo inquilino e pelo proprietário e caso haja alguma divergência deve ser sinalizada para a imobiliária dentro do prazo estipulado em contrato. 

Lembrando que o locatário é responsável pelos reparos causados ao bem durante o tempo em que ele está sob seu uso, com exceção de reparos ou reformas estruturais que são de responsabilidade do locador.

No caso da venda ou compra do imóvel, a vistoria deve ser feita tanto em bens novos quanto usados. Para verificar o imóvel é necessário utilizar o Memorial Descritivo, que é um documento no qual são especificados detalhes da construção do imóvel. Nele, constam informações como o tipo de material utilizado na edificação e acabamento.

O que deve ser observado na vistoria?

Para que a vistoria seja feita da melhor forma possível é essencial contar com um profissional, pois ele saberá exatamente o que deverá ser observado, mas para que você esteja por dentro de todo o processo, separamos alguns detalhes que serão observados, como:

Instalações elétricas e hidráulicas

  • o estado do quadro de luz;
  • funcionamento dos disjuntores;
  • possíveis vazamentos ou infiltrações;
  • teste das tomadas;
  • funcionamento das torneiras, chuveiros e descargas.

Piso e pintura

  • falhas ou manchas na pintura;
  • paredes sem acabamento;
  • azulejos rachados, trincados ou quebrados.

Portas e janelas

  • arranhões ou danos na pintura;
  • presença de cupins ou sinais de ferrugem;
  • presença de rachaduras ou trincas nos vidros;
  • Funcionamento das trancas e maçanetas.

Conte com a Sh Prime para conquistar o imóvel dos sonhos!

Aqui na Sh Prime contamos com vistoriadores qualificados e com uma equipe de especialistas prontos para te auxiliar em todo o processo, venha realizar a seu sonho com a Sh Prime Imóveis!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply