corretor de imoveis Dicas Prime Mercado Imobiliário

Mulheres no mercado imobiliário: algumas profissões com forte presença feminina

19 de maio de 2023

O papel das mulheres no mercado imobiliário cresceu exponencialmente e isso é um grande avanço, já que, até1958, apenas homens podiam trabalhar como corretores de imóveis.

Existe um grande debate sobre a importância das mulheres no mercado imobiliário, mas já sabemos que sendo bom ou não, a presença feminina existe e veio para ficar.

As mulheres, atualmente, estão entrando cada vez mais no mundo dos imóveis. Seja como corretoras, gerentes de vendas, ou até mesmo profissionais da construção civil, elas estão neste mercado.   

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2007 a 2018 ocorreu um aumento de 120% de presença feminina na área de construção civil e números como esse não podem ser ignorados.

Por isso, no artigo de hoje veremos cinco profissões de destaque para que as mulheres estejam mais presentes no mundo imobiliário. 

Boa leitura!

1. Designer de Interiores

Já sabemos que nenhum imóvel fica completo sem um bom design de interiores e essa é uma profissão que as mulheres estão dominando cada vez mais no mercado imobiliário.

A criação de ambientes elegantes e funcionais está se tornando uma enorme tendência para o mercado. Com isso, existe uma demanda maior por profissionais desse ramo. 

Aproveitando-se dessa demanda, as mulheres estão ganhando um espaço bem maior e mais destacado na área do design. Há quem diga que elas são profissionais mais qualificadas quando se fala de beleza e bom gosto. 

As designers de interiores conversam com os clientes, fazem o escopo das demandas, criam projetos e entregam resultados fantásticos para aqueles que desejam morar em um ambiente personalizado e de qualidade. 

2. Arquiteta

A área da arquitetura é outra que recebe muitas mulheres em seu meio. As arquitetas projetam e planejam projetos para edifícios comerciais e residenciais. Não existe um limite sobre o tipo de projeto que elas podem fazer.

Nomes como Lina Bo Bardi, que projetou o Museu de Artes de São Paulo (MASP), e Carmem Portinho, que fez parte do projeto do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, mostram a potências que as mulheres trazem para a área da arquitetura. 

As arquitetas colaboram com engenheiros, designers de interiores e empreiteiros para fazerem seus projetos saírem do papel. Além disso, elas também precisam interagir com clientes para compreenderem exatamente a demanda e as vontades de sua audiência.

3. Gerente de Vendas Imobiliárias

As gerentes de vendas imobiliárias são responsáveis pelos times comerciais e suas métricas. Elas elaboram estratégias e ponderam metas necessárias para que ocorram transações de imóveis.

São elas, também, que muitas vezes treinam suas equipes e sugerem os aspectos que precisam ser desenvolvidos. Por isso, as gerentes de vendas precisam conhecer bem o mercado imobiliário, o que as faz peças-chave para qualquer empresa de imóveis.

Elas acompanham o desenvolvimento do mercado e, por causa disso, acabam colaborando com outras áreas para expandir os negócios e identificar oportunidades.

As gerentes de vendas imobiliárias são ótimas negociadoras e sabem conversar com os clientes de uma forma que seja persuasiva, mas sem incomodar. No geral, são elas que gerenciam a carteira de clientes e que fecham os grandes contratos.

4. Avaliadora Imobiliária

Essas profissionais são essenciais para que as propriedades tenham seu valor de mercado mensurado. É a partir destas medidas que os preços de aluguel, compra, venda e financiamentos de imóveis se tornam um padrão no mercado imobiliário. 

As avaliadoras realizam relatórios detalhados com base na localização, na metragem, no estado de conservação e nas tendências de mercado para definirem os valores referentes às propriedades.

Outro ponto de atuação das avaliadoras imobiliárias são as assessorias e consultorias sobre imóveis.

Pelo fato de conhecerem bem os valores e as tendências deste mercado, as avaliadoras são procuradas por compradores que buscam compreender mais sobre o imóvel em que estão interessados. 

Em suma, as avaliadoras desempenham um papel extremamente importante para a transparência, eficiência e credibilidade do mercado imobiliário.

5. Corretoras de Imóveis

Chegamos nas, jamais menos importantes, corretoras de imóveis. Essas profissionais são incrivelmente fundamentais para o funcionamento do mercado imobiliário.

São elas que entram em contato com os clientes primeiro e que apresentam os imóveis para eles. As corretoras são, na maioria das vezes, elogiadas por sua sofisticação e empatia. É comum encontrar elogios para essas profissionais nas redes sociais.  

A presença das mulheres no mercado imobiliário se vê principalmente através da atuação das corretoras na internet. Essa é a primeira profissão que aparece na mente quando comentamos sobre a crescente presença feminina no mercado de imóveis.

As corretoras de imóveis que mais se destacam são aquelas com elevado conhecimento em seu nicho, forte posicionamento online e personalidade marcante com seus clientes.

Bônus: tenha foco em sua carreira

A SH Prime Imóveis está de portas abertas para receber essas excelentes profissionais.

Estamos sempre em busca de mulheres do mercado imobiliário que querem crescer ainda mais em suas carreiras. Nós somos uma assessoria imobiliária com mais de dez anos de mercado e sabemos como esse meio funciona. 

Queremos expandir nosso quadro de colaboradoras e caso você seja uma profissional disposta a se desafiar, fale conosco. Temos certeza de que elevaremos ainda mais o padrão de qualidade do mercado imobiliário.

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário e sugira algum outro tema. Não esqueça de visitar o nosso blog e ler mais sobre o mercado de imóveis. 

Até a próxima.

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Avelino Morais 15 de dezembro de 2023 at 17:42

    O mercado imobiliário atual reflete uma recuperação robusta impulsionada por taxas de juros baixas, tornando o financiamento mais acessível. No entanto, a escassez de oferta em algumas regiões intensifica a competição entre compradores, elevando os preços. A influência da tecnologia, com plataformas online facilitando o processo de compra, também é notável. Diante desse cenário dinâmico, investidores e compradores precisam adotar abordagens ágeis e informadas para maximizar oportunidades.

  • Leave a Reply