Dicas

Manutenção residencial: tudo o que você deveria ficar atento!

25 de setembro de 2023

Comprar um imóvel é o ponto alto dos planos da maioria das pessoas, mas poucos pensam na tal da manutenção residencial. Este cuidado é o que te trará uma maior responsabilidade em relação à propriedade.

Além disso, ao prestar atenção nas necessidades do seu lar ou investimento, você estará focado 100% em questões fundamentais do seu imóvel e que trarão uma qualidade de vida muito maior para a propriedade. 

Logo, você sempre deve pensar nas questões de manutenção residencial. Não é à toa que muitos imóveis pela cidade de São Paulo estejam abandonados e caindo aos pedaços, já que muitos proprietários não acomodam as necessidades de manutenção no orçamento.  

Neste artigo, falaremos mais sobre as questões de manutenção residencial para que o seu imóvel tenha um longo tempo de uso e caia nas estatísticas de descuido ou mau uso. Boa leitura!

Manutenção Residencial: um aspecto vital de boas propriedades 

A manutenção residencial permite preservar o valor e a segurança de sua propriedade. Ao tomar medidas proativas para cuidar de sua casa, você não apenas evita custos elevados no futuro, mas também garante um ambiente saudável e confortável para sua família. 

Desta forma, a seguir, exploraremos os principais aspectos da manutenção residencial, desde tarefas básicas até projetos mais complexos.

Inspeção Regular

A chave para uma manutenção eficaz é a inspeção regular. Não adianta fazer um monte de reparos e melhorias assim que comprar o imóvel, mas esquecer de monitorar o uso e a deterioração das instalações. 

Por isso, dedique tempo para examinar sua casa, tanto por dentro quanto por fora. Procure por sinais de desgaste, como vazamentos, rachaduras, pintura descascada e telhas danificadas. 

Assim, uma inspeção abrangente pode identificar problemas antes que se tornem grandes dores de cabeça e, dessa forma, você não terá emergências financeiras e possuirá uma propriedade muito mais bem preservada.

Limpeza Profunda

Manter sua casa limpa vai além da estética; é uma parte crucial da manutenção. Muitas vezes pensamos em faxina como algo puramente cotidiano e, por vezes, chato, porém manter uma casa limpa ajuda muito na preservação dos materiais que estão nela. 

Por conseguinte, limpe regularmente áreas como calhas, ralos, filtros de ar e janelas. Uma limpeza profunda ajuda a prevenir entupimentos, problemas de ventilação e mantém um ambiente saudável.

Logo, você conseguirá possuir uma casa muito mais confortável e que te dará um espaço bem mais salubre para viver. 

Sistemas Elétricos e Hidráulicos

Verifique periodicamente os sistemas elétricos e hidráulicos. A manutenção residencial é ainda mais importante nesses quesitos porque te ajuda a não ter surpresas que podem danificar a estrutura do seu imóvel. 

Assim, troque lâmpadas queimadas, substitua tomadas ou interruptores danificados e, se possível, inspecione a fiação elétrica. Uma fiação antiga pode oferecer riscos de curto-circuito e problemas em relação a incêndios. 

Mais do que isso, no caso das instalações hidráulicas, corrija vazamentos imediatamente e substitua torneiras ou registros defeituosos. Água em locais errados pode te trazer uma enorme dor de cabeça com infiltrações e proliferação de mofo. 

Manutenção do Telhado

Para os amantes de casa, o telhado é a defesa primária contra os elementos. É comum que casas vazias há muito tempo acumulem folhas e sujidade no telhado, o que em dias de chuva pode impedir o fluxo de água correto e fazer com que ela se infiltre para espaços que não aceitam umidade.

Por isso, verifique regularmente a integridade das telhas, limpando detritos e fazendo reparos quando necessário. É comum que as pessoas não se atentem aos telhados, mas existem muitas empresas especializadas apenas na limpeza e no monitoramento deles.  

Dessa forma, inspeções periódicas ajudam a evitar vazamentos que podem levar a danos estruturais mais sérios. Cuide do seu telhado para não perder o seu patrimônio. 

Tratamento da Estrutura

A estrutura da casa deve ser robusta e livre de danos. Saber os materiais usados na construção do seu imóvel é um conhecimento essencial para que a sua manutenção residencial seja bem feita.

Por isso, verifique se há sinais de infestação de insetos, mofo, podridão de madeira, ou rachaduras no concreto. Muitas vezes acabamos considerando esses detalhes algo irrelevante, mas existem inúmeros casos em que os imóveis acabaram dando bastante prejuízo para seus proprietários. 

Caso detecte qualquer problema, tome medidas imediatas para corrigi-lo e, se necessário, consulte um profissional. Não deixe a sua propriedade ficar desestruturada. 

Sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (HVAC)

Agende inspeções regulares para seus sistemas HVAC. Principalmente durante a primavera e o verão, os sistemas de HVAC são utilizados o tempo todo e, portanto, precisam de muita manutenção. 

Dessa forma, a manutenção residencial precisa também contar com reparos de fiação, trocas de filtros e verificação de sistemas a gás. Não deixe para apenas se preocupar com isso quando der problemas, porque geralmente esse problema sai bem caro.  

Assim, substitua filtros conforme as recomendações do fabricante e, se houver problemas, chame um profissional qualificado para avaliação e reparos.

Uma assessoria imobiliária pode te ajudar

A manutenção residencial é um investimento que compensa a longo prazo e assessorias imobiliárias sabem exatamente como te ajudar a observar seu imóvel para qualquer eventual problema. 

Além disso, assessorias imobiliárias trabalham com propriedades muito bem preservadas e poderão te apresentar imóveis que terão poucos ou nenhum reparo a se fazer. 

A SH Prime Imóveis é uma assessoria imobiliária com mais de dez anos de mercado e, por ter um sistema jurídico próprio e imóveis exclusivos, pode te ajudar em todos o seu processo de compra.

Venha nos visitar em um de nossos escritórios, aproveite para ver os nossos portfólios e fale com um de nossos corretores. Temos certeza de que temos oportunidades únicas que irão ser do seu interesse. 

Gostou deste artigo sobre manutenção residencial? Deixe um comentário ou uma sugestão para o próximo artigo. Não esqueça de ler mais textos em nosso blog!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply