Investir em São Paulo Mercado Imobiliário Morar em São Paulo

Imóveis de luxo: a arquitetura de milhões

14 de agosto de 2023

Os imóveis de luxo não são apenas definidos dessa forma por conta de sua engenharia, seu preço e sua localização. Uma boa parte deste luxo se dá por meio de uma grandiosa arquitetura.

Por isso, é verdade que uma boa arquitetura tem um valor elevado, mas não é apenas por isso que ela existe. Aqueles que entendem a importância de um imóvel bem desenhado e bem projetado, percebem que a qualidade de vida aumenta quando a arquitetura de seu lar é bem feita.

Mas do que isso, uma das maiores razões para que um imóvel de luxo tenha uma arquitetura incrível é a valorização.

Caso o proprietário, ou seus descendentes, queiram vender a propriedade em um momento futuro, com uma boa arquitetura, este imóvel será muito mais valorizado e o investimento realizado terá retorno. 

Portanto, a busca por bons projetos arquitetônicos é algo muito cobiçado. Bons arquitetos serão sempre procurados por aqueles que desejam melhorar seus imóveis de luxo, ou por construtoras que queiram empreendimentos únicos em seu portfólio.

Pensando nestes aspectos, no presente artigo discutiremos a relevância da arquitetura para a valorização dos imóveis de luxo. Aproveite!  

Como identificar uma boa arquitetura de luxo?

Primeiramente, definir o conceito de luxo não é das tarefas mais fáceis. Existem diversos fatores que podem influenciar esta definição.

Segundo a etimologia da palavra, luxo vem do latim lux que quer dizer luz. Ou seja, luxo é aquilo que abrilhanta o seu estilo de vida e, neste caso, o seu imóvel.

Desta forma, saber o que é uma arquitetura para imóveis de luxo pode te ajudar a compreender o porquê dos valores deste estilo de propriedade e todas as vantagens que estão atreladas ao conceito. Afinal, trata-se de uma área da arquitetura que lidará diretamente com beleza, brilho e elegância.

Conforme o tempo passa, mais as tendências da arquitetura e do setor imobiliário mudam e se transformam em aspectos diferenciados. Pensando nisso, para identificar uma arquitetura de luxo é necessário verificar as tendências dos seguintes itens:

  • Design dos espaços;
  • Cores e iluminação;
  • Capacidade de personalização;
  • Acabamentos e estilo;
  • Decoração (obras de arte, espelhos e tapeçaria);
  • Assinatura do projeto.

Conforme visto, todos esses detalhes falam muito sobre os imóveis de luxo e sua arquitetura. Cabe a você saber bem como aplicar esses pontos em seu lar. Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, por isso, iremos te ajudar com algumas dicas.

um imóvel de luxo com traços arquitetônicos arredondados e uma piscina bem no meio

1. Inovação no Design

Busque sempre por imóveis de luxo que sejam criativos e que estejam dentro das tendências de mercado. O design é como se fosse a ideia do projeto e é onde você, como proprietário, colocará sua personalidade em seu lar. 

Como também, um design para imóveis de luxo é pensando para que sua propriedade seja por si só uma obra de arte da arquitetura. O imóvel conversa com o ambiente ao qual está inserido e, portanto, deverá ser muito bem desenvolvidos para dar um ar mais luxoso. 

Além disso, o design deve ter algo de exclusivo para que não caia nas armadilhas de ser mais do mesmo.

2. Arte, Arte e mais Arte!

Uma coisa que a maioria dos especialistas em imóveis de luxo concorda é que obras de arte são necessárias para a criação de um espaço bonito, acolhedor e deslumbrante. É bem comum perceber que os quadros, as tapeçarias e várias peças de mobília são itens assinados por artistas renomados.

Mais do que isso, a arte faz parte de um planejamento de decoração que é a elegância de um projeto arquitetônico. São peças que podem ser importadas e que muitas vezes serão extremamente exclusivas.

Desde que você não esqueça que as peças precisam criar uma harmonia entre si, investir em artigos de arte é uma ideia perfeita para abrilhantar o seu imóvel de luxo. Não esqueça de dar uma chance para artistas brasileiros também, já que temos artistas incríveis em nosso país.

3. Acabamentos Específicos

Para imóveis de luxo, os acabamentos — como revestimentos, porcelanato e pintura — devem ser completamente planejados. Existem materiais muito bons, mas nem todos possuem uma alta demanda, por isso a oferta será baixa e muitas vezes será feito sob medida.

Por isso, elementos como mármore, granito, madeira, vidros, porcelana e pedra precisam ser decididos antes que o projeto já esteja em andamento. Não é de se espantar que alguns destes materiais levem mais tempo para serem produzidos e entregues.

Por exemplo, o mármore, por ser um material altamente versátil, tem versões bem mais exclusivas e pode demorar um tempo para ser importado. As pedras naturais, no geral, serão produtos mais únicos e precisão de um planejamento maior.

um banheiro de luxo com padras naturais e belo acabamento. Tem uma banheira como ponto central.

4. Assinatura do Arquiteto

Imóveis de luxo têm em seu planejamentos a assinatura de um profissional renomado. Quanto melhor e mais relevante o trabalho do arquiteto ou da arquiteta, maior será a relevância e a valorização do seu imóvel.

Dessa forma, ficar por dentro dos trabalhos dos melhores arquitetos do mercado é uma forma de encontrar imóveis que valem a pena, ou de encontrar profissionais que possam se apoderar do seu projeto dos sonhos.

À medida que você passa a reconhecer imóveis interessantes, verá que bons profissionais não são apenas grandes trabalhadores, mas também são grandes artistas. Imóveis que possuem assinaturas se tornam automaticamente um bem cobiçado por todos aqueles que entendem de luxo e bom gosto.

Nós entendemos de imóveis de luxo

Aqui na SH Prime Imóveis, nós sabemos exatamente o que procurar quando se trata de imóveis de luxo. Estamos no mercado imobiliário há mais de dez anos e conhecemos a cidade de São Paulo como a palma de nossa mão. 

Também somos uma assessoria imobiliária que irá encontrar a propriedade que você sempre quis e nos moldes mais únicos que a nossa cidade pode oferecer.

Venha nos visitar em um de nossos escritórios e conheça nosso trabalho e nosso exclusivo portfólio. Temos certeza de que um de nossos corretores poderão te auxiliar naquilo que você busca.

Gostou deste conteúdo sobre os imóveis de luxo e a sua arquitetura? Deixe um comentário com a sua opinião ou com uma sugestão de tema. Aproveite e leia outros artigos em nosso blog

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply André Lui Bernardo 8 de janeiro de 2024 at 09:27

    Acabamentos incríveis! Detalhes lindos!

  • Leave a Reply