Administração de Imóveis Mercado Imobiliário

Financiando um imóvel: o que é preciso saber?

3 de março de 2023

Então você decidiu comprar o seu imóvel, parabéns. Essa não é uma das decisões mais fáceis na vida de alguém, mas pode ser uma das mais gratificantes.

Eu sei que o desejo de comprar a própria casa ainda é uma das maiores vontades dos brasileiros.  Afinal, quem não gostaria de ter o seu próprio espaço e fazer dele um ambiente único?

Ter uma propriedade é investir em bem-estar e em qualidade de vida, mas para que essa compra não se torne um pesadelo, não sair do orçamento se faz necessário.

Por isso, ao optar por um financiamento se faz necessário saber muito bem quais são as condições, e quais são as vantagens e desvantagens.

Organizar-se financeiramente, estar bem informado, e conhecer todo o processo são passos essenciais para aqueles que decidem financiar um imóvel. 

Neste artigo, trarei tudo o que você deve saber. 

Aproveite! 

1. Regras do processo de financiamento

Os financiamentos acontecem quando um comprador decide negociar o valor do imóvel com o banco. Você pode querer um imóvel cujo o valor completo está acima do que você já tem guardado, mas que se bem planejado, o número de parcelas poderá ser uma opção bem interessante para o seu bolso.

Dessa forma, o banco quita o valor do imóvel e parcela o total restante, após a entrada, mais uma parte de juros com o comprador. 

Importante saber que durante o período de financiamento, o imóvel estará atrelado ao nome do comprador, mas este não poderá negociá-lo para terceiros enquanto não quitar a dívida com o banco. 

São vários os bancos que concedem financiamento imobiliário, o que diferencia cada um deles são as condições de parcelamento, os juros, as regras de pagamento, o valor máximo que poderá ser financiado e a duração do contrato.

Após a liberação de um financiamento é a sua organização que prevalecerá. 

Para que você saiba exatamente como planilhar seus gastos, vamos analisar um pouco mais as regras do financiamento e o funcionamento das parcelas.

2. Funcionamento das regras e das parcelas

Para financiar um imóvel, você precisará contar com um valor para a entrada do imóvel. Essa entrada será entre 10% a 20% do valor da casa ou do apartamento escolhido. 

Além disso, as parcelas do financiamento não poderão comprometer mais do que 30% da sua renda familiar. 

Alguns bancos inclusive exigem que essa porcentagem de comprometimento seja mais baixa. Você não poderá usar todo o seu dinheiro para esse fim.  É útil saber que quanto maior o valor da entrada, menor o valor da parcela.

Os juros serão acrescidos sobre o valor do financiamento, por isso que uma boa entrada também te ajudará a economizar nesta parte. Não esqueça de pesquisar pelos menores juros imobiliários do mercado.

Além destes itens, não podemos esquecer que você também pagará taxa de serviços administrativos do banco, e os seguros de danos físicos ao imóvel e de morte e invalidez permanente. 

3. Documentação, análise de crédito e avaliação do imóvel

Os documentos essenciais para iniciar o processo de financiamento são: CPF, RG, comprovante de renda e certidão de nascimento ou de casamento. 

Para profissionais autônomos, a comprovação de renda deverá ser feita a partir de uma declaração comprobatória de recepção de rendimentos, obtida com um contador, ou por meio da declaração de imposto de renda.

Além disso, o banco também fará uma pesquisa com o seu nome para verificar possíveis registros no Serasa ou nos Serviços de Proteção ao Crédito (SPC).

Com todos os documentos em mãos e com a análise de crédito aprovada, o banco então entrará com o processo de avaliação do imóvel. Uma empresa irá até o imóvel escolhido para fazer uma avaliação de preço real com o intuito de comprovar o valor da propriedade.

A partir disso é que o banco fará o contrato e assim comprador e vendedor poderão assiná-lo, dando início ao financiamento. O vendedor será pago pelo banco e o comprador fará o que foi acordado durante a negociação com o setor bancário.  

4. Facilite toda a burocracia

Se você é uma pessoa que preza por praticidade, facilite sua vida e contrate os serviços de uma assessoria imobiliária como a SH Prime Imóveis.

Com esse serviço, você poderá contar com apoio legal durante todo o seu processo de financiamento. 

Aqui na SH, nós temos um departamento jurídico próprio e temos mais de 10 anos de experiência com o mercado imobiliário.

Venha nos visitar em um de nossos escritórios que podemos bater um papo sobre as suas opções de financiamento imobiliários. Será um prazer te receber por aqui.

Gostou deste conteúdo sobre financiamento? Deixe um comentário ou uma sugestão sobre o próximo tema. 

Caso queira ler mais algum outro assunto, veja o nosso blog e escolha qualquer outro artigo. Tenho certeza de que irá ser bem informativo. 

Até o próximo texto! 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply