Comprar Mercado Imobiliário Morar em São Paulo

Confira vantagens de morar em casa de vila em São Paulo

4 de agosto de 2022

Morar em São Paulo pode ser sinônimo de tranquilidade quando se pensa em morar em uma casa de vila. Isso porque, estes imóveis unem o clima bucólico do interior com um charme de antiguidade. Além disso, proporcionam segurança e convivência entre vizinhos de modo único. 

Este tipo de imóvel atende principalmente ao desejo quem sonha em “morar em uma casinha”, com quintal para as crianças e o cachorro, sem os entraves de um condomínio e sem a necessidade de mudança para um bairro mais periférico. 

No entanto, por serem bem localizadas e mais seguras do que as casas de rua, as cerca de 850 vilas antigas de São Paulo são alvo de disputa acirrada entre os que procuram mais qualidade de vida. 

Mas, antes seguirmos a lista de vantagens de morar em uma casa de vila em São Paulo, que tal conhecer um pouco mais sobre a história desse modelo habitacional surgido na capital paulista nos anos 1920? Acompanhe este artigo da SH Prime Imóveis e saiba mais!

tendência casa de vila

Casas de vila: como surgiu essa tendência 

São Paulo sempre foi uma cidade com esse espírito de metrópole, e ainda no seu início, nos anos de 1920, a industrialização estava a todo vapor, então as pessoas começaram a migrar em grande volume para trabalhar nas indústrias em si, mas também no comércio, pois era um local que apresentava muitas oportunidades.

Esse volume de pessoas começou a demandar soluções, digamos, criativas para acomodar essa turba, e nesse período começaram a surgir as casas de vila, que era uma maneira eficiente de aproveitar o máximo de espaço nos terrenos disponíveis na cidade.

Então era criada toda a estrutura de vila, onde num espaço que caberia poucas casas de médio e grande porte, passa a acomodar um vila de casas menores em torno de um pátio, e um exemplo que ajuda a visualizar isso é o seriado Chaves,  em que todos viviam numa vila nesses moldes que citamos.

O que surgiu como um paliativo para solucionar a questão de moradia para pessoas com menos poder aquisitivo, gerou uma série de vilas muito bem localizadas na região central da cidade, afinal, era ali que ficavam as indústrias e fábricas onde os moradores trabalhavam.

O conceito por trás da vila rapidamente foi saindo do centro e chegando também nos bairros periféricos, como o residencial Vila Maria Zélia e também a Vila dos Ingleses, que é um local comercial, e ambos são patrimônios históricos atualmente.

Os anos 80 foram o auge para as casas de vila que conquistaram a classe média e assim passaram a surgir nos bairros mais nobres como Perdizes, Pinheiros, jardins, Itaim Bibi, Higienópolis, Lapa, Vila Madalena, Paraíso, Aclimação, Vila Mariana, Liberdade, Tatuapé, Vila Prudente e Mooca, e até hoje é uma opção interessante para se viver com tranquilidade e até um certo aconchego, dentro da caótica São Paulo.

interior na capital casa de vila

Vantagens de morar em casa de vila em São Paulo

A maioria das casas de vila têm dois ou três dormitórios e, o tamanho dos imóveis varia de 100 m² a 180 m², a maioria de dois dormitórios. São propriedades com uma média de tempo de construção de 50 anos, ou seja, casas antigas que muitas vezes precisam de reformas e toques de modernização. 

No entanto, a procura por casas de vila em São Paulo é sempre muito grande e disputada. A escassez e a exclusividade são fatores que favorecem a valorização. 

Apesar disso, a ideia de morar em uma rua reservada, na qual o fluxo de pessoas e de veículos é restrito, em um ambiente de cidade do interior, é o principal atrativo para quem busca mais tranquilidade e qualidade de vida em uma metrópole como São Paulo. 

Sendo assim, confira a seguir as como é morar em casa de vila e suas vantagens:


Um jeito de morar diferente

Normalmente, as casas de vila ficam em ruas sem saída, fechadas, escondidas. São verdadeiros oásis dentro da cidade, pois preservam um visual vintage e o jeito de morar de antigamente. 

Vizinhança amiga

As vilas funcionam como comunidades. As casas são bonitinhas, e os moradores, muito amigos. Em algumas vilas, inclusive, os vizinhos compartilham churrasqueira, criam hortas comunitárias, composteiras para adubo orgânico e espaços comuns onde as crianças podem brincar juntas. 

Vida de interior na capital

A grande sacada das casas de vila é justamente essa ideia de acomodar várias pessoas criando uma vizinhança em torno de uma infraestrutura bastante funcional mesmo em um espaço pequeno.

Isso proporciona para os moradores uma sensação mais aconchegante, pois é fácil conhecer todos os seus vizinhos e criar uma comunidade mesmo, onde todos podem decidir melhorias a serem implementadas na vila.

Todo esse conceito faz com que viver em uma vila seja como morar numa cidade pacata do interior, onde as crianças podem brincar na frente de casa tranquilamente, mesmo em meio a toda badalação de uma metrópole como São Paulo.

Autogestão

Diferentemente de um condomínio comum, as vilas normalmente não contam com um síndico e um regimento interno com regras sobre utilização dos espaços comuns.

O bom senso, porém, deve sempre ser respeitado. Em muitas vilas, o acordo comum entre os moradores é o mais importante. Assim, todos são responsáveis por cuidar dos serviços internos de manutenção e dos cuidados com a vila de um modo geral. 

Características construtivas únicas

Outras vantagens das casas de vila são suas características construtivas. A maioria delas possui quintais, boa iluminação e ventilação naturais, além de pé-direito alto, com cerca de 2,7 metros, sendo que em São Paulo fica em torno de 2,4 metros. 

Geralmente, os imóveis são geminados e antigos. Por isso, em alguns casos, exigem uma reforma para tornar a estrutura mais moderna e aconchegante. 

Antes de investir, portanto, veja aqui como comprar um imóvel com segurança.

Como muitas das vilas e ruas fechadas dos bairros paulistanos de alto padrão possuem portões ou guaritas, outro grande diferencial é a sensação de segurança – embora o acesso seja menos restrito do que em um condomínio com portaria, por exemplo.

Qual o melhor bairro para morar em São Paulo?

O melhor bairro tem que ser encarado como aquele que seja mais adequado a você e seu estilo de vida, então claro que para solteiros e casais sem filhos, uma região mais agitada pode ser interessante, agora para quem tem filhos, uma casa de vila se torna bem mais atrativa pela questão da qualidade de vida mesmo.

Todas essas características são importantes para o seu dia a dia, mas também podem valorizar o imóvel, pois cada vez mais as pessoas têm buscado conforto e qualidade de vida, por isso viver em vilas tem sido uma opção para quem cansou da badalação.

Essa qualidade de vida tem muito a ver com o tipo de bairro, pois em geral, bairros nobres oferecem uma melhor infraestrutura e muitos lugares para lazer tanto para quem é da vida noturna quanto quem gosta de curtir algo mais tranquilo em família.

O grande atributo da cidade de São Paulo é justamente essa enorme pluralidade de culturas e opções de entretenimento para todos os públicos.

Por isso, busque ajuda com nossos corretores para encontrar o imóvel adequado no bairro que é melhor para você.

Na SH Prime temos corretores especializados por bairro para poder selecionar os locais mais incríveis que tenham a ver com seu perfil, inclusive em casas de vila.

Pesquise no nosso site os imóveis disponíveis.

Confira os melhores imóveis disponíveis para venda na SH Prime! 

Confira os melhores imóveis disponíveis para locação na SH Prime! 

Encontre sua casa de vila em SP

Nós da SH Prime podemos te ajudar na missão de encontrar a sua casa de vila em São Paulo.

Entre em contato com um de nossos consultores para que possamos te ajudar a garimpar em nossa carteira casas de vila à venda em São Paulo. Assim, selecionaremos algumas de acordo com as suas necessidades. Ah, e se precisar, fique à vontade para nos conhecer melhor e nos enviar uma mensagem em caso de dúvidas!

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Marcos goes - Shopping Virtual Comprenanet 3 de dezembro de 2020 at 21:49

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  • Leave a Reply