Compra

Comprar uma casa: a decisão além do financeiro

7 de agosto de 2023

Se você está por dentro das discussões atuais sobre comprar uma casa, sabe que a maioria dos investidores te falarão que é muito melhor alugar do que comprar. Mas será mesmo?

Aluguel é uma solução viável para aqueles que estão no início da vida e desejam sair da casa dos pais, ou desejam ter uma liberdade de ir e vir maior. Porém, se você já se tornou um pai ou uma mãe de família, ou até mesmo está se preparando para embarcar nessa vida mais comprometida, compre uma propriedade. 

A decisão sobre comprar uma casa é algo que vai muito além da questão financeira, mas que também pode ser visto sob esse viés. Vivemos em um país que é muito fértil para alavancagens imobiliárias, sendo assim, uma propriedade ainda é um patrimônio muito seguro e rentável.

Além disso, comprar uma casa é dar segurança emocional para a sua família. É muito importante que a convivência em um lar seja agradável e sem muitas instabilidades. Voltar para casa sabendo que aquele imóvel é seu e, portante, de sua responsabilidade, é uma sensação única.

Nenhuma decisão será mais importante do a de comprar uma casa. Escolher a casa que te abrigará por anos e anos, que será seu porto seguro e o porto seguro de seus filhos vai muito além de simplesmente gastar muito dinheiro. 

Seja financiando, pagando à vista, ou pagando com processos híbridos, pode acreditar que você jamais irá se arrepender da escolha de comprar ao invés de alugar. Neste artigo, apresentaremos quatro razões para você tomar a mais importante decisão de sua existência!

Aproveite!

1. Processo de Segurança

Comprar uma casa é obter um patrimônio tangível. Mesmo que você não more nele, o seu imóvel estará lá com oportunidades de renda passiva disponíveis para você.

É possível colocar sua propriedade para locação, ou em Airbnb, opções que podem te trazer uma rentabilidade interessante o suficiente para garantir segurança financeira para você e para a sua família.

Mais do que isso, comprar uma casa no Brasil ainda é um processo de segurança emocional. É muito melhor saber que você possui uma propriedade que pode servir de lar para a sua família e também para as próximas gerações. 

É muito comum ouvir frases como “pelo menos temos a nossa casa”. Esse tipo de sensação é muito importante para pais e mães de família que desejam o melhor para seus filhos e para as próximas gerações.

Um casal de costas, enquanto cozinham juntoa em casa

2. Processo de Estabilidade

Poucos investimentos podem garantir tanta estabilidade quanto comprar uma casa. Uma propriedade é um bem que consegue manter o equilíbrio sobre as mudanças econômicas. 

Um imóvel consegue aguentar muito tempo e tende a valorizar caso esteja em uma região em ascensão. Também é um bem que poderá ser utilizado por gerações da família.

Ao investir em uma propriedade, as famílias criam um espaço onde podem criar raízes, estabelecer laços com a comunidade e construir memórias duradouras. 

Isso cria um ambiente de segurança emocional, vital para o desenvolvimento saudável das crianças e o equilíbrio emocional dos adultos.

Ao possuir um imóvel, as famílias não estão sujeitas às incertezas associadas ao mercado de aluguel, como aumentos inesperados no valor do aluguel ou mudanças abruptas de residência devido a decisões do proprietário. 

Comprar uma casa proporciona um senso de controle sobre o ambiente em que se vive e ajuda a criar um ambiente mais consistente para todos os membros da família.

3. Processo de Sentimentos

As lembranças de uma família são feitas ao redor de uma propriedade, ou em um apartamento com os amigos do condomínio. Para que a instabilidade não te deixe inseguro, é preciso comprar uma casa.

Conseguir ter essa paz patrimonial te deixará mais em paz em relação ao futuro de sua família. Feito isso, ficará muito mais fácil aproveitar os bons momentos e construir boas memórias. 

Além disso, os proprietários de imóveis têm um interesse investido no bairro em que vivem, o que geralmente os leva a se envolverem mais ativamente em questões locais e a construírem relacionamentos com os vizinhos. 

Essa rede de apoio e conexões pode ser inestimável em momentos de necessidade, promovendo um ambiente seguro e solidário para a família.

uma mãe e seus dois filhos, em casa, vendo algo em um tablet

4. Processo de Tranquilidade 

Comprar uma casa e assumir a responsabilidade por ele é um passo que traz consigo uma sensação profunda de tranquilidade e sensação de dever cumprido. 

A capacidade de ser o guardião da própria moradia oferece um nível incomparável de controle sobre o ambiente em que se vive, criando um refúgio pessoal que reflete os gostos, necessidades e aspirações individuais.

A liberdade de tomar decisões sobre a decoração, as reformas e a organização do lar não apenas satisfaz a criatividade, mas também proporciona um ambiente que ressoa com a personalidade de cada indivíduo.

A tranquilidade de ser responsável pelo próprio imóvel como uma família oferece uma sensação profunda de controle, estabilidade e realização compartilhada. 

Isso se traduz em uma atmosfera de tranquilidade que permeia todos os aspectos da vida em família, promovendo um ambiente de apoio, segurança e felicidade duradoura.

Encontre a Imobiliária Ideal

Não basta apenas fazer a decisão para conseguir ter a certeza de que comprar uma casa é a escolha mais importante da sua vida, é necessário também selecionar uma ótima imobiliária. 

Afinal, bom mesmo é encontrar uma empresa que entenda os detalhes do processo de compra e que te acompanhe da pré-venda ao pós-venda.

A SH Prime Imóveis, além de ser uma imobiliária excelente, é também uma assessoria de imóveis com mais de dez anos de experiência no mercado competitivo da cidade de São Paulo. 

Estamos mais do que preparados para entregar a você a melhor seleção de imóveis à venda.

Temos um setor jurídico que poderá te auxiliar em todo o processo burocrático e também temos os corretores mais bem treinados do mercado. 

Venha nos visitar em um de nossos escritórios e veja ao vivo como trabalhamos por você e para você. 

Se gostou deste conteúdo sobre a importância de comprar uma casa, deixe um comentário com a sua opinião, pergunta, ou com a sua sugestão para novos temas. Não deixe de ler outros artigos em nosso blog!   

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply