Comprar Dicas Morar em São Paulo

Comprando o primeiro imóvel: saiba o que procurar

13 de outubro de 2022

A compra do primeiro imóvel é um momento esperado por muitos. Mesmo que hoje se fale sobre a vantagem do aluguel, ainda sabemos que a compra de uma casa ou de um apartamento vai além do benefício de não se preocupar com valores de taxas. 

Comprar imóveis tem relação com os desejos de uma família, a ambição de um investidor, ou somente a tranquilidade emocional de ter um lar. Por isso que a decisão na hora da compra está bem além do dinheiro disponível.

Neste artigo, gostaríamos de trazer a vocês algumas dicas sobre o que buscar na sua procura por esse primeiro imóvel. Esperamos que dentro do nosso guia, dividido em quatro categorias, você compreenda bem o que precisa para realizar uma boa decisão imobiliária.

Boa leitura!

1. Localização: entenda como ir e vir

Todos precisam considerar quais os melhores acessos para as rodovias que mais precisam e é por essa razão que preocupar-se com a localização do imóvel conta muito na decisão de compra.

Seja você dependente ou não de transporte público, saber quais os metrôs ou pontos importantes de uma região é essencial para entender a acessibilidade de uma região.

Imagine que você tem filhos e estes filhos são adolescentes. Mesmo que você possa levá-los para todos os lugares, muitas vezes esses jovens irão querer a experiência de sair sozinhos. Neste caso, uma localização de fácil acesso tanto para transporte público, quando para carros de aplicativo é uma informação relevante. 

Agora se você é um investidor e quer ter retorno sobre o seu investimento, quanto mais rodovias convergentes ao local do imóvel, mais chances de que ele nunca fique vazio. A região do imóvel também implicará no valor que você poderá cobrar de seus inquilinos.

Além destas situações, a localização será fundamental para aqueles que moram sozinhos. Neste caso, estar perto de locais que possam servir como ambientes de socialização é bem importante para aqueles momentos mais solitários.

No fim das contas, conhecer bem o local onde o imóvel se encontra vai além do discurso de “eu moro em um bairro valorizado”, trata-se de qualidade de vida.   

2. Conforto: iluminação e espaço contam muito

Um bom planejamento para sentir-se confortável em casa é fundamental quando compramos um imóvel. Para isso, você deve pensar no número de pessoas que compartilharão espaço, no tipo de mobília que irá preferir, e nas possibilidades de divisão de cômodos. 

Para famílias, considerar o número de dormitórios é um dos pontos mais importantes na compra de um imóvel. Conseguir adequar a sua moradia para que todos tenham um próprio ambiente se torna, a longo prazo, uma vantagem.

Já para aqueles mais interessados em arquitetura e design, verificar o imóvel para considerar o estilo de mobília e objetos pessoais que ocuparão espaço é essencial para o conforto estético. Beleza não é um conceito superficial, já sabemos que morar em um ambiente belo ajuda muito para o sentimento de bem-estar e pertencimento. 

Agora, se pensarmos em imóveis menores, a sabedoria da divisão dos cômodos torna-se bem relevante. Muitas pessoas solteiras preferem que seu primeiro imóvel seja um apartamento estúdio e, ao escolher essa opção, pensam sobre como irão ocupar aquele espaço de modo funcional.

No caso de investidores, saber o público para o qual você decidirá arrendar o imóvel é extremamente importante. São esses dados que te ajudarão a analisar o espaço e compreender se o retorno financeiro será bom. 

3. Segurança: morar tranquilamente é possível

Surpreendentemente, é comum que as pessoas prestem atenção na segurança do bairro, mas não tanto na segurança patrimonial. Mesmo que muitas empresas façam propagandas sobre alarmes e sistemas de proteção, ainda assim a maioria das pessoas que compra um imóvel passa a se preocupar com isso após a compra efetuada.

Com a enorme tecnologia disponível para proteção de casas e apartamentos, o comprador morador e o comprador investidor já conseguem saber os tipos de proteção disponíveis para aquele imóvel, mesmo que ele esteja na planta ainda.

Sabemos que São Paulo é perigoso e que todo cuidado é pouco, mas um bom sistema de segurança, com tecnologia de ponta e desenvolvido por alguma empresa de renome, ajuda muito na proteção patrimonial. 

Antes de realizar a compra, verifique todas as possibilidades disponíveis para que você não precise se preocupar com isso após o fechamento de um contrato. Lembre-se que a SH Imóveis pode te assessorar em todos os passos do seu processo de compra. 

4. Finanças: uma boa organização te leva longe

Mesmo que a sua situação financeira seja estável, ou acima disso, a compra de um imóvel exige organização. Há quem prefira ter o montante exato e aplicá-lo em algum fundo e parcelar o imóvel, existem aqueles que preferem pagar à vista, e aqueles que gostam de pagar uma enorme entrada e parcelar o resto.

Refletir sobre a melhor estratégia financeira para a sua realidade é a forma mais simples de concretizar a sua vontade de compra de um imóvel. Compreender os pontos importantes para você e definir um orçamento para conquistá-los é a base para uma compra segura.

A compra de um imóvel pode muitas vezes ser emocional, por isso uma atitude que poderá ajudar é a construção de uma planilha de gastos. Desta forma, cada passo dado em relação aos seus desejos em um imóvel pode ser anotado e ponderado depois, em um momento com mais racionalidade. 

Saber quanto custa todo o processo vale muito a pena porque não somente te auxilia no conhecimento de cada passo, mas também esclarece toda e qualquer dúvida financeira, deixando o processo de compra e venda mais tranquilo.    

Seja assessorado pela SH Prime

Sabendo de todos esses pontos, não se sinta mal caso precise de mais ajuda. Contar com assessorias de imóveis e com profissionais especialistas no mercado imobiliário é imprescindível. 

A SH Prime tem experiência na compra, na venda e no financiamento de imóvel. Aqui podemos ajudá-lo a conquistar a sua casa ou apartamento da melhor forma possível. Com transparência e conhecimento, te ajudamos a compreender qual é a melhor decisão dentro do que você quer e das possibilidades financeiras. 

Venha tomar um café conosco e agende uma visita nos imóveis que temos disponíveis em nosso catálogo. Será um prazer te apresentar à nossa melhor seleção de casas e apartamentos. 

Para garantir uma excelente escolha imobiliária, com muita segurança e mantendo o pé no chão, conte com o apoio de uma assessoria imobiliária experiente como a SH Prime

Iremos te ajudar com todo o seu processo, intermediando as negociações, cuidando do processo de documentação e oferecendo as melhores opções para as suas necessidades.

Gostou do conteúdo sobre o que saber ao comprar o primeiro imóvel? Comente o que achou e conheça mais sobre o mercado imobiliário brasileiro, ou sobre os aspectos de morar e investir em São Paulo lendo os artigos do nosso Blog

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply