Administração de Imóveis Compra Dicas investimentos Investir em São Paulo Mercado Imobiliário Morar em São Paulo

Mercado imobiliário em pauta: quando é uma boa hora para comprar um imóvel?

10 de abril de 2023

Se você acha que comprar imóvel é sempre a mesma coisa e sempre do mesmo jeito, está enganado. 

Existem momentos adequados para investir nessa compra. No caso de imóveis, o ideal é comprar quando existe muita demanda e pouca procura.

Mesmo sabendo disso, analisar o mercado imobiliário para compreender se estamos em boa hora de compra não é uma tarefa fácil. Entretanto, existem formas de pesquisa e observação que podem te ajudar nessa escolha do momento.

Algo de muita importância é saber que o ponto de partida são os valores do mercado. Eles serão a base da sua procura pelo imóvel e pelo momento de compra, já que sua pesquisa será altamente baseada em números. 

Pronto para entender como analisar o mercado imobiliário? Então, aproveite!

Comparação de preço ao longo do tempo

Um aspecto essencial para quem deseja comprar um imóvel com bons valores é observar os gráficos em relação à média de preço dos imóveis em um determinado tempo.

O portal da revista Exame costuma publicar valores médios sobre a cidade de São Paulo com uma certa frequência. Como exemplo disso, temos esse artigo aqui de 2022.

Pegar notícias de um ou dois anos atrás te ajudará a compreender os valores atuais. Caso você seja bem organizado, planilhas de Excel podem ser suas grandes aliadas nesse momento. 

Outra fonte interessante para pesquisar é o índice Fipezap.

Este índice acompanha os preços dos imóveis residenciais e comerciais com base nos anúncios realizados pelas imobiliárias e pelo mercado em geral. Nele, você poderá acompanhar os preços mensalmente. 

Vale a pena conhecer a metodologia deles e ficar de olho no crescimento e na diminuição dos valores de imóveis. 

Observar as taxas de juros bancárias

Um bom jeito de decidir se é momento de comprar um imóvel é verificar se as taxas de juros estão baixas ou altas. Os valores dos imóveis costumam seguir a tendência de queda ou crescimento dos juros.

As taxas não são apenas importantes em relação ao valor total do imóvel, mas também em relação às formas de pagamentos. Aqueles que irão financiar parte da propriedade precisarão ficar de olhos abertos nas flutuações de juros, principalmente do IPCA.

Para quem está completamente decidido a observar o mercado, acostume-se com os gráficos econômicos, já que serão eles que darão as respostas sobre precificação de imóveis.

As instituições financeiras em sua maioria publicam informes sobre as taxas de juros e, algumas, fazem comparações com o mercado imobiliário.

Foque no seu orçamento 

Esse é o ponto que você mais deve levar em consideração: o seu orçamento. Pesquisar imóveis que caibam no seu bolso é melhor do que qualquer período do mercado imobiliário.

Ao pensar no valor que você tem disponível para a compra do imóvel, você poderá ponderar estratégias que te façam sair ganhando. Uma delas é saber quanto de entrada dar em relação ao tempo de financiamento. 

Outro ponto seria a negociação de uma baixa no valor do imóvel para quitá-lo em apenas uma vez, o famoso pagar à vista. Se você está com o valor total do que cogita investir em uma propriedade, lembre-se de que possui um ótimo argumento de barganha.

Conte com a SH Prime 

Por sermos uma assessoria imobiliária com mais de dez anos de experiência, estamos sempre atentos à evolução do mercado de imóveis e podemos te auxiliar a encontrar ótimos empreendimentos no momento certo.

Venha nos visitar em um de nossos escritórios e conte para nós as suas necessidades e vontades. Tenho certeza de que conseguiremos atender as suas expectativas de moradia e investimento.

O mercado imobiliário é um ambiente de vastas possibilidades, mas sabemos que cada um de nossos clientes é único e merece o que existe de mais exclusivo em São Paulo.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário com a sua opinião e sugestão para os próximos artigos. Aproveite e leia mais em nosso blog

Até a próxima!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply