Morar em São Paulo

Água Branca: como é morar no bairro da Zona Oeste

3 de março de 2022
bairro água branca

A Zona Oeste da cidade está muito valorizada, e das opções para se morar, o bairro Água Branca é o mais promissor. Vem conhecer a história e opções do local.

Conheça as maravilhas de se viver num dos locais mais nobres da Zona Oeste paulistana e vem saber porque o bairro Água Branca atrai cada dia mais moradores que buscam bem estar.

Localizado no distrito da Barra Fundo, o bairro oferece opções de cultura, lazer, alta gastronomia e infraestrutura, sendo a opção ideal para quem busca qualidade de vida.

Água Branca é uma excelente opção para quem deseja se mudar para a Zona Oeste de São Paulo. 

Se interessou pelo bairro? Confira os melhores imóveis para venda e locação!

Em qual região fica Água Branca?

A Zona Oeste paulistana é atualmente a região mais valorizada da cidade, e o bairro Água Branca faz parte desse seleto grupo de localizações ótimas para se morar.

Do lado da Lapa, Freguesia do Ó e Limão, o bairro está repleto de atrativos para moradores e também para visitantes.

Isso sem mencionar sua arquitetura linda e sua rica história.

Qual é a origem do bairro?

Uma velha estrada de Jundiaí se tornou a base de formação do bairro Água Branca ainda no século XIX.

Impulsionado pelas indústrias que vinham para região aproveitando a proximidade com a ferrovia Santos – Jundiaí e a Estrada de Ferro Sorocabana, inauguradas em meados de 1874, o bairro foi crescendo como potência industrial da região.

Com o passar do tempo e crescimento da metrópole como um todo, o bairro foi tomando forma, e as indústrias foram dando lugar a residências e comércios, o que começou a aumentar a população local que buscava tranquilidade e qualidade de vida.

A história do Água Branca é marcada por essa velocidade de acontecimentos, pois a urbanização no local foi acelerada e rapidamente uma infraestrutura gigantesca começou a se mesclar ao que era uma vida de bairro mais pacata.

Hoje, a região oferece as facilidades dos centros urbanos, porém mantém parte do seu charme e aconchego de outrora.

Como é morar em Água Branca?

Atualmente é um dos bairros de São Paulo que mais oferece qualidade de vida por um custo razoável, além de ser uma das regiões mais valorizadas do mercado imobiliário.

As opções de infraestrutura, cultura e lazer, também tem chamado a atenção de pessoas que querem uma vida mais tranquila longe do centro, mas com as comodidades de uma cidade funcional.

bairro água branca lazer e cultura

O que Água Branca oferece

De cara temos que falar do Parque da Água Branca que é um patrimônio valiosíssimo do bairro.

O local é um espaço aberto que foi inaugurado em 1929 e preserva grande parte das belezas naturais da região em um espaço de 137 mil metros quadrados.

Opções de atividades é o que não falta, pois no local há equipamentos para exercícios físicos, espaço para caminhadas e piqueniques.

Para as crianças, há uma brinquedoteca ampla e espaço de leituras e brincadeiras em grupo.

Vale destacar também que a instalação de um parque de diversões no local, repleto de brinquedos infláveis, carrosséis e afins, tem feito a alegria dos pequenos aos finais de semana.

Além disso tudo, ainda tem a bela flora do local, totalmente arborizado, com lagos e uma fauna nativa que sempre aparece durante os passeios.

Destaque para o tanque de peixes e tartarugas que podem ser contemplados no local e também para sua arquitetura que tem um toque colonial misturado com elementos de art decô e influências românticas.

Mobilidade, segurança e saúde

A infraestrutura de mobilidade que começou lá nos primórdios de sua fundação, até hoje é um grande valor local, possuindo as estações de trem Água Branca e Lapa, bem como várias linhas de ônibus.

Em breve a linha 6 (Laranja) do metrô irá ligar o bairro com a região norte e centro da cidade, aumentando ainda mais os acessos ao local.

Educação

Escolas para todas as idades estão no bairro Água Branca, com destaque para o Colégio América, fundado em 1990 que contempla as faixas etárias que vão do ensino fundamental até o médio.

Nas graduações, temos as instituições de ensino UNIP Marquês, Centro Universitário São Camilo e Faculdades Integradas Rio Branco, oferecendo juntas inúmeras opções de cursos.

Lazer e cultura

Já falamos bastante do Parque Água Branca que sozinho oferece opção de lazer para toda família, mas não para por aí.

O bairro também conta com as casas de show Villa Country e Audio, que recebem inúmeras atrações musicais, de vários gêneros.

Os shopping Bourbon e West Plaza ficam bem próximos, bem como o Sesc Pompéia, que fica logo ali no bairro vizinho.

Por fim temos que destacar o estádio Allianz Parque, que além de receber jogos do Palmeiras, conta com várias atrações musicais, incluindo shows internacionais.

Gastronomia

Comida boa também não vai faltar, pois o bairro conta com restaurantes, churrascarias, pizzarias, bares, padarias e muito mais.

Na gastronomia vale destacar a Central Park Pizzaria e Churrascaria e o Golden Grill Pizza, ambos espaços agradáveis para toda família se alimentar bem.

Aos que preferem uma atividade noturna um pouco mais badalada, a dica é o Bar Lucena, que serve aperitivos deliciosos, coquetéis e conta com música ao vivo para seu divertimento.

bairro água branca parque ecológico

Qual o valor do metro quadrado em Água Branca?

Reiterando o que já vínhamos dizendo, o bairro é uma das jóias da Zona Oeste, região essa que é uma das mais valorizadas da cidade atualmente.

Os preços podem variar das condições e localização do imóvel, porém na média dos últimos levantamentos, o valor do metro quadrado no bairro Água Branca fica entre 8900 até 12000.

Isso só reforça a qualidade do local que não só é uma opção ótima para se viver, cheia de opções de lazer, como também uma oportunidade de investir numa das regiões que mais cresce em São Paulo.

Gostou de saber mais sobre o bairro Água Branca? Confira os melhores imóveis para venda e locação!

Confira os melhores imóveis disponíveis para venda na SH Prime! 

Confira os melhores imóveis disponíveis para locação na SH Prime! 

Conclusão

Se você busca qualidade de vida para você e sua família, o bairro Água Branca é uma das melhores opções para se viver.

É tanta opção de lazer, educação, cultura e infraestrutura, que fazem desse bairro um dos mais valorizados, numa região que já é de alto valor por si só.

Sem dúvida é uma das opções mais completas da cidade, com suas ruas totalmente arborizadas, opções variadas de comércios e vias de acesso para os locais mais importantes da metrópole.

Conheça as opções de venda e locação disponíveis no bairro Água Branca e ofereça bem estar e qualidade de vida para sua família.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply