Para muitos, a compra de um imóvel é um momento muito batalhado e muito esperado.
Entretanto, as burocracias do processo podem se tornar um problema na vida daqueles que ainda não sabem o processo de aquisição de imóvel. Uma parte importante desse processo é a matrícula do imóvel.
Neste artigo, discutiremos esse tema com profundidade para que você possa se preparar adequadamente e se manter atualizado sobre uma parte da burocracia de compra de um imóvel.
Boa leitura!
1. O que é a Matrícula do Imóvel e por que é importante?
Assim como pessoas têm certidões de nascimento e empresas têm contratos sociais, imóveis possuem uma matrícula.
Neste documento, você encontrará informações importantes como o número de registro do imóvel, sua descrição completa, a identificação do proprietário, assim como qualquer alteração que ocorrer com a propriedade.
Esse documento estará em um livro do registro imobiliário, arquivado em um cartório de registro de imóveis, como descrito pelo JusBrasil. Por isso, lembre-se de que a compra de um imóvel demanda idas e vindas ao cartório porque muito será definido ali.
A matrícula do imóvel é importante porque possibilita identificar os detalhes da propriedade. Caso você esteja comprando um imóvel que já tenha tido um dono prévio, a atualização da matrícula do imóvel é mais importante ainda, porque lá constará a troca de proprietários.
Por isso, ao adquirir uma casa ou um apartamento conte com apoio jurídico para que tudo fique exatamente na lei e não te cause uma dor de cabeça em algum momento futuro.
2. Quais Informações Constam na Matrícula do Imóvel?
Como falamos, a matrícula do imóvel identifica os detalhes da propriedade. Porém, quais são eles? Detalhamos os fatos que constarão no documento para que você saiba exatamente o conteúdo nele contido.
- Localização;
- Metragem;
- Informações de compra e venda;
- Inventário;
- Data de construção;
- Alterações feitas ao imóvel;
- Dados dos proprietários, como nome completo, CPF, etc.;
- Processos judiciais;
- Informação sobre alienação fiduciária.
Por conta de todas essas informações é que é tão importante que a atualização da matrícula de imóvel seja feita.

3. Processo de Atualização da Matrícula do Imóvel
A atualização da matrícula do imóvel é feita a partir do momento em que você tiver com as informações do imóvel em mãos. Lembre-se de que você até pode fazer esse processo sozinho, mas caso tenha a possibilidade, prefira fazê-los com apoio jurídico.
- Acesse o site da central de certidões;
- Escolha a opção de “pedir” ou “atualizar” certidão;
- Escolha a opção de “matrícula de imóvel”;
- Informe seus dados pessoais, como nome, CPF, celular, e-mail, etc.;
- Preencha os dados do imóvel (esteja com tudo em mãos);
- Finalize seu processo de inserção de
- Escolha sua forma de pagamento e finalize seu processo;
- Aguarde o tempo necessário para a emissão da matrícula atualizada e tudo certo!
Não esqueça de selecionar um cartório online de sua confiança, que entregue para todo o Brasil. Caso queira fazer de forma offline, busque um cartório de registros imobiliário que esteja próximo do imóvel adquirido e faça todo o procedimento por lá.
4. Benefícios da Atualização da Matrícula do Imóvel
Tendo esse processo em mãos, muitos donos de imóveis podem se perguntar por qual razão deveriam atualizar a matrícula do imóvel. Existem diversos benefícios em relação a essa ação, apresentaremos alguns a seguir:
- Segurança Jurídica: esse documento é a garantia de que o imóvel se encontra registrado e em posse do proprietário que o adquiriu. Dessa forma, se ocorrer qualquer problema com o local, com a estrutura ou com qualquer outra questão, existirá um respaldo legal.
- Valorização do Imóvel: imóveis registrados possuem um valor maior de mercado. Isso acontece porque qualquer pessoa que tenha o desejo de comprá-lo saberá que a mudança para seu nome ocorrerá tranquilamente e que a propriedade não vai surpreendê-la com algum problema após a compra.
- Bens e Herança: imóveis com a matrícula atualizada são mais fáceis de serem incluídos durante o processo de inventário. Dessa forma, as questões de bens e de herança são mais rápidas e o processo fica facilitado.
- Modificações e Melhorias: um ponto que poucas pessoas lembram é que ao ter a intenção de aumentar a área da casa ou mexer em estruturas, o projeto e o resultado precisam obter permissão da prefeitura. Após tudo feito, as novas informações sobre a casa irão para a matrícula, ajudando compradores futuros a terem tudo legalizado.
- Prevenção de invasão e usucapião: caso você tenha um imóvel que possa ser de herança ou inutilizado, a atualização da matrícula do imóvel te ajuda a se defender contra processos de usucapião e de possíveis invasões. A lei, neste caso, estará ao seu lado por compreender que você tem interesse na propriedade.
Esperamos que com esses benefícios você possa compreender que atualizar a matrícula do imóvel é fundamental para quem deseja possuir um bem e não enfrentar possíveis problemas futuros.

5. Erros comuns a evitar ao atualizar a Matrícula do Imóvel
Dada a relevância da atualização da matrícula do imóvel, é importante fazer o processo sem obstáculos. Elencamos alguns erros comuns que você NÃO deve cometer. Vamos a elas:
- Informações incorretas: evite fornecer dados incorretos sobre o imóvel e sobre você quando atualizar a sua matrícula. Por exemplo: se você se considerar uma pessoa casada, mas não ter se casado de fato no civil, não selecione a opção casada no estado civil. Para efeitos legais, você é uma pessoa solteira.
- Débitos Pendentes: Certifique-se de que o imóvel está sem débitos, porque ao atualizar a matrícula, esse tipo de informação irá constar, dificultando as questões de venda de imóvel e de inventário.
- Não Verificar Restrições: Ao atualizar a matrícula do imóvel tenha conhecimento se está tudo conforme a lei e que não existe nenhum tipo de bloqueio legal em relação ao imóvel. Evite dores de cabeça.
- Não Buscar Assistência Jurídica: Sabemos que com esse guia, a atualização da matrícula do imóvel parece um processo simples e fácil, mas existem diversos pontos que deverão ser analisados caso a caso. Por isso, conte com assistência jurídica de qualidade e não tenha surpresas
6. Conte com Quem Entende do Mercado Imobiliário
A SH Prime Imóveis possui um departamento jurídico que te ajudará em todo o processo de atualização da matrícula do imóvel no ato da sua compra. Contamos com uma experiência de mais de dez anos de mercado imobiliário e conhecemos bem as regras legais dos processos.
Venha nos visitar em um de nossos escritórios, veja nosso portfólio e aproveite para tirar suas dúvidas sobre a atualização da matrícula do imóvel. Será um prazer recebê-lo e fechar negócio com você.
Gostou deste conteúdo sobre documentação imobiliária? Deixe-nos um comentário com a sua opinião ou sugira novos temas. Aproveite e leia outros textos em nosso blog!
No Comments