Compra Dicas Morar em São Paulo

Arquitetura dos Jardins: as casas mais belas de São Paulo estão aqui

18 de julho de 2023

Se você conhece a cidade de São Paulo, já ouviu falar da região e da arquitetura dos Jardins. Famosa por suas casas lindíssimas e suas ruas cheias de lojas de grife, os Jardins são bairros muito especiais para o paulistano que gosta de viver bem. 

Já comentamos aqui no nosso blog que essa região é divida em vários bairros, leia mais sobre isso aqui.

Outro ponto muito importante sobre os Jardins é a arquitetura de casa espaço. Essa é a região com as casas mais elegantes e bem desenhadas da cidade de São Paulo. 

Por ser um espaço pensado para residências, os Jardins são excelentes escolhas para quem deseja um lar bem arquitetados. 

Neste artigo, falaremos mais sobre os bairros específicos.

Boa leitura!

A história da arquitetura dos Jardins

Os Jardins foram projetados no início do século XX com o intuito de serem um refúgio residencial à alta urbanização da cidade de São Paulo. 

A responsável por esse projeto e pelo loteamento dos terrenos dos Jardins foi a empresa inglesa, City of São Paulo Improvementes and Freehold Company Limited.

Pela razão histórica deste espaço, em 1980 muito imóveis foram tombados e preservados para que mantivessem as suas características mais icônicas.  Não é à toa que a maior parte dos Jardins mantem a sua horizontalidade.

O Jardim América e o Jardim Paulista foram os dois bairros que mais se modificaram verticalmente devido à proximidade com as áreas mais urbanas da cidade, como a Avenida Paulista. 

Por causa dessa mudança de espaço residencial para polo econômico, as casas deram espaço aos prédios comerciais que tanto conhecemos.

Porém, conforme vamos entrando no Jardim Paulistano e no Jardim Europa, notamos a forte preservação das casas históricas e da paisagem sem arranha-céus. Estes bairros conservam a paisagem mais tradicional da região.

O mais importante é observar o quanto os Jardins são importantes para a paisagem paulistana e como as suas peculiaridades são essenciais para a identidade de São Paulo. 

Jardim Paulista: o antigo centro econômico da cidade

Este é o bairro onde encontramos a Avenida Paulista, que por muito tempo foi considerada o centro econômico do Estado de São Paulo. 

Delimitado por essa avenida e pelo Parque do Ibirapuera, o Jardim Paulista é um espaço em que prédios comerciais e residenciais se encontram e formam uma característica marcada da arquitetura dos jardins. 

Além disso, as casas mais antigas e protegidas historicamente abrigam museus, ou hotéis. Locais como o SESI, a Casa das Rosas, o MASP e a Japan House estão neste bairro. 

O Jardim Paulista é o bairro mais verticalizado da região dos Jardins, o que dá a ele uma característica bem mais urbana.

Trata-se de uma ótima opção para aqueles que desejam morar bem perto do centro da cidade de São Paulo, desfrutar de uma vida mais urbana e agitada, mas ainda assim ter o conforto de um espaço com imóveis elegantes e bem construídos.

Imóvel no Jardim Paulista

Jardim Europa: o velho mundo e a sua arquitetura marcada

Delimitado pela Avenida Brigadeiro Faria Lima e pela Avenida Nove de Julho, o Jardim Europa é o mais arborizado da região dos Jardins. 

Inspirado nas construções europeias, quando estas ainda eram consideradas o velho mundo, este bairro tem como marca registrada as casas mais extensas e rebuscadas da região.

É no Jardim Europa que encontramos as lojas mais chiques de rua e mais exclusivas da capital do Estado, demonstrando que o luxo faz mais do que parte da arquitetura dos jardins. 

Por ser um bairro projetado para a elite, este espaço da cidade muito se assemelha aos locais mais icônicos mundiais. Suas avenidas largas foram inspiradas em Paris e seus belos jardins na Inglaterra. 

Este é o bairro mais valorizado dos Jardins e conta com uma classificação de “Zona A” pelo CRECI, o que faz de seus imóveis os tipos mais valorizados da cidade de São Paulo.

Se você gosta de luxo, elegância e conforto, não deixe de buscar por casas no Jardim Europa.

Imóvel no Jardim Europa

Jardim América: o primeiro bairro dos jardins

Como o seu nome já diz, o Jardim América tem muita inspiração no design e nas criações do continente americano. Além disso, o Jardim América se faz tradicional por ser o pioneiro dos bairros da região dos Jardins e também por ser um dos primeiros bairros planejados da cidade de São Paulo.

Todas as suas ruas carregam nomes de lugares americanos, o que marca bastante a sua personalidade. Encontramos a Rua Colombia, a Rua Argentina, a Rua Canadá, entre outras.

Contendo a famosa Rua Estados Unidos, o Jardim América tem como foco em sua paisagem as casas térreas e as assobradadas com suas frentes imponentes. 

Este também é o bairro que abriga o Club Athletico Paulistano, espaço mais do que especial para a elite paulistana.

Mostrando que mesmo o tradicional pode se modernizar com classe, o Jardim América já recebe prédios em sua paisagem, mesmo conservando suas casas charmosas. 

Neste bairro, o novo se combina com o antigo, dando belos ares à arquitetura dos Jardins.

Imóvel no Jardim América

Jardim Paulistano: para os amantes de belas casas

O bairro Jardim Paulistano é o que mais concentra casas dentre todos os bairros que compõem a região dos Jardins. Também é o bairro que mais concentra grifes internacionais, como Hermès, Chanel, Gucci e Versace.

É próximo a ele que encontramos o famoso shopping Cidade Jardim, conhecido por não ter entrada para pedestres e abrigar os melhores serviços e produtos direcionados para a elite paulistana.

Ele também abriga o Shopping Iguatemi, que possui um design diferenciado em relação aos outros centros de compras da cidade de São Paulo, trazendo assim um toque de exclusividade para a arquitetura dos Jardins. 

Além disso, algumas das ruas mais caras para morar em São Paulo estão nesse bairro, como Campo Verde e Carlos Millan. Isso faz do bairro um espaço bem cobiçado para quem deseja uma casa grande, com espaço de melhoria e uma boa assinatura de design.

Imóvel no Jardim Paulistano

Se interessou? Conte com a SH Prime Imóveis

Nós, da SH Prime, somos especialistas em imóveis da cidade de São Paulo e temos em nosso catálogo uma boa lista de casas na região dos jardins. 

Conte com a nossa assessoria imobiliária para encontrar o melhor imóvel para você, seja por conta de uma vontade de investir ou porque gostaria de ter um lar nestes bairros.

Estamos no mercado imobiliário há mais de dez anos e sabemos bem como negociar as melhores casas nos bairros dos Jardins. Contamos também com um departamento jurídico próprio que irá te ajudar com toda e qualquer questão burocrática.

Venha nos visitar em um de nossos escritórios e aproveite para ver as casas que temos disponíveis para compra nesta magnífica região da cidade de São Paulo. 

Gostou deste conteúdo sobre a arquitetura dos Jardins? Deixe o seu comentário ou a sua sugestão para novos temas. Não esqueça de ler mais artigos em nosso blog. 

Até o próximo texto!   

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply