Imobiliárias online chegaram para ficar.
É inegável que a forma como as transações de imóveis são resolvidas é sensivelmente mais simples do que antes, devido à diminuição de burocracia que o meio online nos trouxe.
Sabendo que a internet se tornou um espaço inevitável, as imobiliárias online souberam se aproveitar deste meio para fazerem seus negócios crescerem e entraram na era digital.
Inclusive, imobiliárias tradicionais aderiram a sistemas híbridos para conseguirem entrar na novidade do atendimento online. O bom e velho cafezinho pode ser tomado presencialmente ou à distância.
Hoje, com apenas cliques de mouse, você consegue alugar, vender e financiar propriedades.
Essa mudança exigiu que imobiliárias e corretores reinventassem suas formas de conexão com os clientes, fazendo com que a ideia da personalização do serviço tivesse que ficar ainda melhor e mais eficiente.
No fim das contas, a internet facilitou muitas coisas, mas dificultou um aspecto: o relacionamento com o cliente.
O jeito de falar com o cliente, de apresentar o imóvel, de entregar informações e de fazê-lo ficar interessado nos produtos e serviços precisou ser recriado pelas empresas.
Neste artigo, discutiremos um poucos mais sobre essas mudanças.
Aproveite!
A importância do bom relacionamento
Com os processos online, muito se ganhou em termos de tempo. O maior benefício do ambientedas imobiliárias online é disponibilizar serviços rápido e diretos ao ponto, sem necessidade de espera e sem agendamento prévio.
É mais prático visualizar as fotos e vídeos de vários imóveis em uma só tarde. Conseguimos até mesmo pedir para o corretor fazer uma visitação por vídeo, caso a vida esteja corrida.
Entretanto, perdeu-se muito em relação ao relacionamento entre imobiliária e cliente. A importância dessa relação se dá por meio da confiança entre as duas partes.
A imobiliária precisa acreditar que seu cliente está ali para buscar um imóvel com seriedade e o cliente precisa sentir que a empresa leva a sério os seus pedidos.
O relacionamento entre empresas e clientes não é nada novo e sempre foi o carro chefe para o sucesso de qualquer empreendimento, porém nos tempos atuais muitos processos precisaram ser atualizados.
O que existe no relacionamento entre cliente e imobiliária?
Clientes e imobiliárias desenvolvem um elo que pode ir além da simples venda ou locação. É comum que novos inquilinos recorram às pessoas que os atenderam quando têm dúvidas sobre o novo lar, assim como aqueles que recém compram uma propriedade também o fazem.
Entretanto, por conta da internet, muitas vezes nem sabemos onde fica a sede da empresa, nem quem são as pessoas que estão por trás de todo o processo das transações de compra, venda e locação.
Por isso, precisamos nos atentar aos elementos que constroem um bom e verdadeiro relacionamento entre cliente e imobiliárias online. Uma coisa é fato: o atendimento personalizado e feito cara a cara tem o seu valor.
É mais fácil sentirmos uma confiança maior em pessoas que estão ali diante de nós, porque expressões faciais, apresentação estética e tom de voz são características que se destacam em uma negociação.
Como humanos, somos programados desde o nascimento para nos atentar a todos os sinais implícitos de uma conversa. Por exemplo: um franzir de testa pode muito bem demonstrar certa insegurança ou reticência em uma conversa.
Porém, com um trabalho bem feito e com uma pesquisa sobre quem é o cliente, essa mesma sensação pode ser trazida para o meio online. Saber isso é muito necessário para que imobiliárias continuem sobrevivendo em meio virtual.
Criar um elo entre cliente e imobiliária ajuda nos processos legais porque as duas partes sentem que estão conversando de igual para igual, o que dá mais credibilidade para a negociação e mais sossego para o cliente, afinal ele sabe com quem está falando.
A primeira conversa entre cliente e imobiliária serve para conseguir construir uma boa comunicação que perdure por todo o processo de busca e escolha de um imóvel. Neste ponto, expressar-se bem é a chave para um bom relacionamento.
Usar as salas virtuais e manter câmeras abertas durante todo o tempo de conversa é uma boa ideia. Aos profissionais de imobiliárias, faz-se importante atentar-se ao fundo que exibirão ao cliente. Não esqueça que a estética vai além da vestimenta e de um bom corte de cabelo.
Mais do que isso, lembre-se que no virtual a forma de falar conta muito. Ter uma dicção clara, uma fala direta e um bom microfone são ideais neste primeiro contato. Seja uma conversa em uma sala física ou virtual, um bom discurso é essencial.
Criando bons relacionamentos
Antes de qualquer negociação ser efetuada, saber quem são os clientes que a imobiliária busca é a pesquisa ideal para qualquer corretor. É necessário conhecer a audiência antes de poder desenvolver qualquer tipo de discurso.
Para o cliente, é importante sentir-se ouvido e perceber que seus pedidos serão considerados no momento de visitar as propriedades. Essa sensação precisa ser passada antes mesmo da escolha do imóvel a se visitar.
Pessoas compram de pessoas e não de telas robotizadas. Por trás de todo texto, foto, ou vídeo existiram mãos e pensamentos humanos. Isso faz toda a diferença, já que a personalização do atendimento começa na apresentação da imobiliária.
É possível recepcionar pessoas em um salão, oferecer-lhes boa comida e bebida, explicar todo o conceito dos imóveis disponíveis e obter um baita sucesso. Assim como é possível ter um bom site com textos inspiradores, design inteligente, soluções rápidas e obter ainda mais sucesso.
A chave está na construção da comunicação e na pesquisa do perfil de cliente.
As visitas online não substituem a visita padrão. O e-mail não substitui a conversa olho no olho. A reunião na sala virtual não substitui a conversa com um cafezinho.
São todos recursos diferentes voltados para públicos diferentes, mas que convergem para um mesmo objetivo: a criação de um relacionamento duradouro.
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Estamos há mais de 10 anos no mercado imobiliário e sabemos como as mudanças podem ser benéficas, mas não abandonamos o jeito tradicional de se fazer negócios.
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