O Pacaembu é um dos bairros mais valorizados da capital paulista, a sua principal característica é seu visual arborizado, tranquilo e repleto de casas. O bairro surgiu no século XVI quando Martim Afonso de Souza doou suas terras para jesuítas, que passaram a catequizar os índios que viviam em aldeias vizinhas, o nome Pacaembu, vem de origem tupi que significa “atoleiro” ou “terras alagadas”, isso porque a localização ficava envolta de um rio.
Em 1912 a empresa inglesa City of São Paulo Improvements and Freehold Company Limited, responsável por grande parte da urbanização da cidade de São Paulo, adquiriu os terrenos e tentaram implementar o projeto de transformar o bairro em um garden-city, que inicialmente foi negada pela Câmara Municipal, porém a partir de 1925 se deu início a urbanização do bairro.
O bairro conta com uma infraestrutura incrível para a moradia além de ser um ponto de extrema importância para a história da cidade de São Paulo, para manter o bairro com todas as suas riquezas em 1991 o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, declarou que o bairro do Pacaembu é um patrimônio tombado e não pode sofrer grandes alterações.
Infraestrutura
O bairro conta com um ótima infraestrutura, projetado para que os moradores possam desfrutar de belas caminhadas com a sombra das árvores, além de estar localizado um um ponto bem estratégico, próximo de Perdizes e Higienópolis, tornando fácil o acesso a diversas regiões de São Paulo, conta com diversos comércios próximos localizados na Av. Pacaembu, além de contar com ótimos hospitais, escolas e universidades como a PUC-SP.
Cultura
Além do Pacaembu em si já ser um ponto cultural, por ser patrimônio tombado, ele ainda conta com diversas outras formas de cultura, como:
Estádio Paulo Machado de Carvalho
Fica localizado na praça Charles Miller, foi inaugurado em 1940, o estádio Pacaembu, como é conhecido, virou patrimônio em 1998 por conta da arquitetura. Ele recebe diversos jogos dos principais clubes de São Paulo e abriga o Complexo Esportivo do Pacaembu, aberto gratuitamente aos cidadãos, que contém estruturas para atividades físicas variadas, com piscina olímpica aquecida, ginásio poliesportivo coberto, quadra de tênis, pistas de cooper e salas de ginástica.
Museu do futebol
O museu foi inaugurado em 2008 e é um dos mais visitados no país, fica embaixo das arquibancadas do estádio do Pacaembu, conta com mais de 15 salas temáticas que contam de forma interativa a história do futebol no Brasil e sua influência na nossa cultura.