O mercado imobiliário é uma área dos investimentos com base na compra e na venda de imóveis. É um setor muito ambicionado porque oferece uma boa estabilidade mesmo quando enfrenta crises econômicas. Além disso, é um dos mercados que mais oferece rentabilidade aos seus investidores.
Existem diversas opções de investimentos em imóveis e algumas delas são: compra para valorização, compra para rentabilidade, construção para venda de imóveis, fundos de investimentos imobiliários, e títulos de crédito imobiliário.
Neste artigo, veremos duas grandes formas de se investir em imóveis: comprar uma propriedade, aguardar a sua valorização e vendê-la, ou comprá-la e receber um valor em forma de rentabilidade (aluguel).
Como funciona o mercado imobiliário?
Este é um mercado que lida com transações de bens imóveis, ou seja, transações financeiras que envolvem propriedades. Podem ser considerados imóveis galpões, terrenos, casas, apartamentos, pavilhões, etc.
O mercado imobiliário funciona em quatro etapas cíclicas: recuperação, expansão, excesso de oferta e recessão. Cada uma destas etapas diferem uma da outra, sendo fundamentais para qualquer investidor compreender para onde o seu dinheiro está indo.
Durante a recuperação, existe uma grande oferta com retomada de demanda. Nesta fase, teremos a maior quantidade de imóveis vazios, chamada de taxa de vacância. Por isso, os valores de compra tendem a ficar mais baixos e, neste momento, o mercado se torna propício para a compra de imóveis.
A próxima fase, de expansão, é o chamado período de alta. Neste intervalo, a demanda fica acima da oferta, deixando o mercado bem aquecido e os preços mais elevados. A maioria das construções são desenvolvidas neste momento para aproveitar o momento e verificamos o boom das “vendas na planta”.
Então chegamos na fase de excesso de oferta. A alta quantidade de construções acaba desequilibrando o mercado, trazendo uma grande oferta e baixa demanda. É nesse ponto que os imóveis começam a ser desocupados, o que pode trazer um ponto positivo para o investidor que é a variedade na opção de compra, e um ponto negativo que é a estagnação do mercado.
Por fim, chegamos na recessão. Aqui a oferta começa a ficar muito maior do que a demanda, causando prejuízos para incorporadoras e para donos de imóveis por conta da grande taxa de vacância. Neste momento, a queda de capital é inevitável, porém para um bom investidor, ter essa previsibilidade ajuda no controle das perdas.
A boa notícia é que por essas fases serem sempre cíclicas, as baixas não duram muito e são facilmente verificadas e contornadas pelo mercado.
Lembre-se: compre com o mercado em baixa e venda quando este está em alta. Prepare-se para as possíveis recessões e receba sua rentabilidade depois. O investimento imobiliário precisa ser considerado uma aplicação de longo prazo.
As vantagens do investimento em imóveis
Investir em propriedades no Brasil é um dos melhores tipos de investimento para aumentar o patrimônio, segundo o CRECI-DF. Por isso, sabemos que as vantagens existem, mas quais são elas? A seguir você conseguirá conhecê-las um pouco mais.
1. Demanda
Moradia é uma necessidade de todos, quando se investe em imóveis, você consegue ter um ativo que se bem escolhido, nunca ficará desocupado. Dessa forma, por conta da alta demanda por imóveis, o investimento terá uma boa valorização ou uma boa rentabilidade.
Segundo o Secovi-SP, neste ano de 2022, em setembro, houve a comercialização de mais de seis mil unidades de imóveis em São Paulo. Isso mostra o tamanho da demanda que existe no mercado imobiliário.
2. Retorno financeiro
São Paulo é uma das regiões com maior rentabilidade no setor imobiliário. Apenas em 2022, o mercado de imóveis sofreu uma alta de 3,4%, segundo a revista exame. Em vista desses dados, é visível a possibilidade de retorno financeiro na compra e venda de propriedades.
Ainda conforme a revista exame, as zonas sul e leste de São Paulo são consideradas as mais rentáveis, mais de 6% de retorno anualmente. Sabendo disso, é possível perceber o quanto o investimento em imóveis é uma boa opção para multiplicar patrimônio.
3. Segurança
Aqui temos a maior vantagem do investimento no mercado imobiliário. Do ponto de vista da estabilidade, a compra e venda de imóveis se mantém sem grandes flutuações. Como visto acima, o ciclo deste investimento é bem previsível e, por isso, traz uma grande segurança para o investidor.
Até mesmo em momentos de crise, o investimento em imóveis consegue não deixar seus compradores sem uma rentabilidade adequada. Tendo a possibilidade de vender propriedades, comprá-las, ou alugá-las já demonstra a grande variedade de possibilidades dentro deste mercado para manter o patrimônio.
Como todo bom investidor sabe, o importante é diversificar e isso o mercado imobiliário entrega com maestria.
Encontrando o melhor investimento
Se com todos esses motivos você se decidiu por investir em imóveis, saiba que a SH Prime pode te ajudar a escolher as melhores propriedades em São Paulo. Somos uma assessoria imobiliária que já está há bastante tempo no mercado e conhece a cidade o suficiente para te guiar neste investimento.
Temos o nosso próprio departamento jurídico e, por isso, conseguimos te acompanhar em todo o processo de sua compra ou no processo de locação, caso você prefira rentabilidade à valorização.
Venha tomar um café conosco e agende uma visita nos imóveis que temos disponíveis em nosso catálogo. Será um prazer te apresentar à nossa melhor seleção de imóveis para compra.
Gostou do conteúdo sobre investir em imóveis? Comente o que achou e conheça mais sobre o mercado imobiliário brasileiro, ou sobre os aspectos de mudar-se, morar e investir em São Paulo lendo os artigos do nosso Blog!
No Comments