A vida é feita de mudanças e por isso precisamos sempre estar preparados para elas. Uma das mudanças que mais nos desorientam é a que fazemos de um imóvel para o outro. Em um momento bate a felicidade de ir para um novo lar e no outro uma eterna agonia só de pensar em organizar todos os pertences.
Neste artigo, irei te contar alguns métodos de organização que poderão facilitar a sua vida. Dessa forma, você não precisará mais suar frio apenas ao imaginar uma mudança de casa ou apartamento na sua vida.
Entre todas as formas de mudança, existem duas que são muito utilizadas: a mudança com empresa e a que fazemos sem um serviço especializado. Contarei dois casos para que você possa compreender as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
Após esses dois exemplos, elencarei alguns pontos importantes para que a sua forma de pensar sobre a mudança de um imóvel para o outro possa se tornar uma ideia mais tranquila e nem um pouco agonizante.
Boa leitura!
Caso Otávio: a empresa de mudança
Otávio trabalha mais de 10 horas por dia remotamente e por saber que seu tempo é valioso, quando se deparou com a ideia de mudar de casa, logo pensou em contratar uma empresa que fizesse esse serviço.
Afinal, para aqueles focados no trabalho de forma séria e profissional, uma mudança é uma quebra na produtividade que não deveria acontecer. Uma empresa de mudança seria tempo economizado e o valor, para ele, estaria muito bem empregado.
Otávio queria apenas se preocupar com os seus objetos mais importantes como dinheiro, relógios e notebook. Em relação ao resto, não haveria problema nenhum em deixar aos cuidados de uma boa especialista em mudanças.
Porém, ele sabia que não poderia confiar em qualquer empresa e pesquisou bastante. Ouviu casos de mudanças muito bem sucedidas e de mudanças que não foram tão bem assim.
Sobre as mudanças falhas, Otávio soube que aconteceram situações de móveis quebrados, ou com avarias e até mesmo de itens que nem mesmo chegaram ao destino. Só de ficar sabendo sobre isso, a sua vontade de fazer absolutamente tudo com uma empresa qualificada foi diminuindo.
Entretanto, como nem apenas de situações ruins se constrói uma experiência, Otávio também encontrou especialistas que estavam muito bem cotados. Empresas de mudança que efetuavam todo o trabalho: organizavam, embalavam, levavam e arrumavam o novo imóvel. Inclusive, empresas com serviços de personal organizer e líder de equipe de trajeto.
Foi em uma dessas que Otávio confiou completamente.
Ele passou aproximadamente quatro meses apenas pesquisando uma boa empresa e a encontrou. O contrato foi fácil de ser feito e fácil de ser enviado. A única questão era que, dessa forma, o gasto com a mudança seria quase o triplo do que ele estava acostumado em outros tempos.
Quando pesou custo e benefício, Otávio percebeu que valeria muito a pena. Ele utilizou a empresa de sua escolha e conseguiu magistralmente ter a sua mudança realizada em 12 horas. Tudo sem precisar levantar um copo.
É claro que nessa primeira experiência ele preferiu permanecer durante o processo com a equipe, mas após essa experiência incrível, percebeu que nas próximas vezes nem mesmo precisaria estar junto.
Ele poderia facilmente pedir para alguém de confiança acompanhar a mudança e ficar trabalhando com muito mais tranquilidade. Porém, mesmo estando presente, com a vantagem de não precisar fazer algo ativamente, Otávio conseguiu trabalhar por todo o processo.
No caso dele, a empresa fez todo o sentido. Economizou tempo e ofereceu serviços que facilitaram muito a entrada no novo imóvel.
Caso Amanda: a mudança por conta própria
Amanda, ao contrário de Otávio, acredita que fazer a mudança por sua conta e por um valor mais baixo a ajudará muito. Ela está em fase de economizar dinheiro para conquistar outras prioridades. Dessa forma, resolveu fazer a sua mudança de um jeito bem mais econômico.
Ao pensar em fazer tudo sozinha, Amanda buscou montar um planejamento bem detalhado em que definiu desde a separação dos itens pessoais até a pesquisa de frete para o novo imóvel.
Dentro de seus planos, Amanda precisou buscar caixas em supermercados, comprar sacos de lixo reforçados e também ir atrás de plástico bolha para embalar seus pertences mais frágeis. Sem esquecer também de organizar o empacotamento por cômodo para facilitar a reorganização no novo imóvel.
Além disso, ela precisou ir até a nova propriedade para fazer limpeza e preparar o ambiente para receber os móveis. Depois deste processo, Amanda buscou serviços de frete e carreto para determinar qual seria o melhor tipo de transporte a ser utilizado em sua mudança.
O empacotamento das coisas e todo o esforço para conseguir caixas, sacos e plástico bolha levou um fim de semana. Amanda conseguiu uma segunda pela manhã para efetuar a mudança e precisou ficar atenta a todos os movimentos para conseguir dar as coordenadas sobre cada espaço.
Quando suas coisas chegaram no destino, Amanda conseguiu desempacotar somente o necessário para sobreviver durante uma semana, já que precisaria trabalhar e não teria tempo para organizar tudo com calma.
No fim das contas, a mudança de Amanda foi muito mais barata do que a de Otávio, mas demandou muito mais tempo e energia. Para ela valeu a pena porque mesmo tendo gasto tempo, a mulher conseguiu economizar dinheiro para outras prioridades de sua vida.
Ao ler e compreender as duas histórias, é possível perceber que ao realizar uma mudança, muito do processo dependerá do estilo de vida de cada um. Mas existem alguns pontos em comum em relação à organização que veremos a seguir.
Cuidando da mudança: métodos de organização
1. Empacotamento
A forma de guardar as suas coisas para uma mudança deve ser observada com cuidado. Não esqueça dos plásticos bolha, das toalhas e dos cobertores para embrulhar os itens mais frágeis. Além disso, saiba que muitos objetos como roupas podem ser armazenados em sacos para um melhor transporte.
2. Limpeza
Não esqueça de que o imóvel que receberá sua mudança precisa ser limpo antes de todo o processo. É muito mais fácil agendar uma faxina em uma propriedade vazia. Quanto mais coisas dentro, mais difícil será deixar o imóvel imaculado.
3. Meça seus móveis
É comum que façamos uma mudança sem pensar nas questões mais práticas como: “será que todos os móveis caberão na nova residência?”. Por isso, saiba muito bem o tamanho de tudo. Esse é um ponto de extrema relevância durante o processo de mudança.
4. Verifique a voltagem das tomadas
Você não vai querer chegar no imóvel e ter alguma surpresa ao ligar os seus equipamentos eletrônicos. Para isso, saiba exatamente onde estão as tomadas corretas para cada eletrodoméstico e, durante a mudança, posicione-os em locais estratégicos para facilitar no desempacotamento.
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