Neste blog comentamos bastante sobre a compra de imóveis e sobre os investimentos no mercado imobiliário, porém a opção de alugar um apartamento, mobiliado ou não, também pode ser uma ótima decisão.
Alguns pontos sobre alugar um imóvel são essenciais quando decidimos pensar nesta possibilidade. Ressaltarei três deles aqui para você:
- Conhecer melhor a região
Alugar um apartamento é uma forma de testar o ambiente em que você planeja morar. Quando investimos na compra de um imóvel já precisamos ter certeza de que desejamos morar naquele local, afinal trata-se de uma grande decisão. A opção do aluguel nos dá mais tempo para pensar nas possibilidades.
- Liberdade para mudar rapidamente
Se você é uma pessoa de espírito livre, vale a pena cogitar a hipótese de que alugar um imóvel será a melhor escolha para o seu estilo de vida. Hoje, os contratos de aluguel podem ser discutidos e acordados de formas que encaixem no seu cotidiano.
- Não ter gastos com a estrutura
Se você é locatário, as despesas com possíveis avarias estruturais no imóvel não serão colocadas como sua responsabilidade. É importante saber que, se a propriedade não for mal utilizada, você poderá ter a segurança financeira de que problemas de elétrica ou hidráulica, por exemplo, serão parte dos deveres do proprietário.
Após ler esses três benefícios de um apartamento alugado, podemos perceber que a compra não é a única opção para quem deseja morar bem e com conforto. Se a sua escolha foi por alugar, você ainda terá mais uma decisão para fazer: imóvel mobiliado ou não, eis a questão.
A seguir, contarei algumas histórias que ilustrarão as vantagens e desvantagens de se alugar um imóvel. Boa leitura!
Ana e Caio: vantagens e desvantagens de um apartamento mobiliado
Ana, 23 anos, resolveu sair da casa de seus pais. Sua única opção era alugar um apartamento, já que, em sua pouca idade, ainda não conseguira se capitalizar para comprar uma propriedade. Como profissional do mercado financeiro, Ana quis encontrar um imóvel próximo da Faria Lima em São Paulo.
Como não teria muito tempo e nem mesmo muito dinheiro para investir em móveis no início, Ana resolveu alugar um apartamento já mobiliado. Após muitas buscas pelas regiões do Itaim Bibi, Vila Olímpia e Vila Nova Conceição, ela assim o fez.
Ana gostou da funcionalidade do apartamento. Todos os móveis estavam novos, mas nenhum deles tinha uma qualidade incrível. Eram úteis e confortáveis na medida necessária.
Como uma pessoa que não permanece muito em casa, Ana não se incomodou com a simplicidade dos móveis. Para ela, que desejava um primeiro apartamento longe dos pais, o tipo de mobília apresentada era mais que o suficiente.
No caso de Ana, os pontos principais na busca pelo apartamento ideal foram a localização, a boa segurança e a facilidade aos acessos pela cidade de São Paulo. Os móveis foram apenas uma forma de facilitar sua mudança e prepará-la para a primeira experiência de morar sozinha.
Neste caso, Ana apenas viu vantagens em ter um imóvel mobiliado. Este, porém, não foi o caso de Caio.
Um apartamento mobiliado pode ser visto como um grande facilitador na hora da mudança. Dependendo de quantas coisas pessoais você tiver, nem mesmo precisará contratar uma empresa que faça esse serviço.
Caio pensou dessa forma e achou que a praticidade seria a melhor decisão. Em sua cabeça, a ideia de não precisar da empresa de mudança e também a economia financeira que faria ao não mobiliar um apartamento o ajudaria imensamente.
No começo, enquanto ainda estava no primeiro mês de apartamento, realmente alugar um imóvel mobiliado lhe pareceu a melhor decisão. Porém, conforme o tempo transcorria e nada naquele ambiente fazia sentido com a sua personalidade, Caio passou a não querer mais passar tempo em casa.
Veja só, por ser uma pessoa bem caseira, o fato de não conseguir ficar em seu próprio espaço e vendo as suas séries, começou a pesar bastante. Para Caio, o apartamento mobiliado se tornou uma das piores decisões de sua vida.
Não passou muito tempo e ele tomou a iniciativa de se mudar para outro lugar. Dessa vez, com a total noção de que iria desembolsar uma quantia significativa com a quebra do contrato de aluguel, com a mobília nova e com um novo aluguel. Aquilo que lhe pareceu uma economia no passado, demonstrou ser um gasto enorme no futuro.
Uma escolha informada é melhor
Vimos nos dois casos anteriores que a questão principal em escolher o tipo de apartamento que queremos alugar é 100% pessoal. Porém, não pensar bem sobre a escolha pode acarretar uma decisão ruim. Assim como em uma jogada de xadrez, pensar sobre qual tipo de imóvel alugar requer pensamento estratégico.
Informar-se sobre o ambiente e a localização do imóvel, conhecer os seus próprios motivos para mudar e se conhecer são elementos essenciais para essa escolha. Muitas vezes, pensar apenas no que é rápido e fácil será, na expressão popular, “um tiro no pé”.
O cuidado da decisão sobre alugar um imóvel mobiliado ou não tem a ver com finanças, conforto e estilo de vida. Pese os prós e os contras das suas necessidades individuais e chegue à sua melhor escolha.
Lembre-se que independente do que você decidir, a SH Prime estará aqui pronta para encontrar o imóvel perfeito para as suas vontades. Somos especialistas em buscar propriedades e em auxiliar o nosso cliente em tudo aquilo que será preciso fazer para um contrato de locação tranquilo.
Venha tomar um café conosco e agende uma visita nos imóveis que temos disponíveis em nosso catálogo. Será um prazer te apresentar à nossa melhor seleção de imóveis mobiliados ou sem mobília.
Gostou do conteúdo sobre qual estilo de imóvel alugar? Comente o que achou e conheça mais sobre o mercado imobiliário brasileiro, ou sobre os aspectos de morar e investir em São Paulo lendo os artigos do nosso Blog!
No Comments